Homenagem

Israel Tevah recebe título

Tevah recebe diploma de título proposto pelo ex-vereador Carlos Pestana Foto: Caroline da Fé
Tevah recebe diploma de título proposto pelo ex-vereador Carlos Pestana Foto: Caroline da Fé

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (14/8), a Câmara Municipal concedeu ao fundador do Grupo Tevah, empresário Israel Tevah, o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre. O garoto que aos 13 anos começou a trabalhar como auxiliar, numa alfaiataria, e que, aos 17 anos já era alfaiate, transformou-se num dos pioneiros na implantação de entidades voltadas ao comércio e à indústria, tais como a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Sindilojas. O empresário foi o idealizador do Dia da Solidariedade, atividade esta que representa uma parceira das indústrias com seus funcionários em um dia do ano, cuja produção é destinada a entidades carentes, exemplo que está sendo seguido em todo o País.

Agradecendo a homenagem, Tevah disse que "ser homenageado na cidade que me viu crescer e onde construí uma vida de felicidade é muito emocionante". Ele enfatizou que chegar a cinqüenta anos num segmento do vestuário é um grande desafio. "Aquela semente que lançamos felizmente germinou", disse ele.

A vereadora Sofia Cavedon (PT), falando em nome do  proponente da homenagem, o ex-vereador Carlos Pestana (PT), abordou três aspectos do novo cidadão: seu lado empreendedor, desde os  tempos em que iniciou como alfaiate, quando começou o negócio que hoje abrange 20 lojas e mais de 400 funcionários; o social, como precursor da solidariedade, ao destinar um dia de produção de sua indústria para seus funcionários distribuírem a entidades assistenciais; e sua atuação política, tendo sido pioneiro na implantação de órgãos voltados ao comércio e à indústria.

Falaram por suas bancadas os vereadores Carlos Comasseto (PT), Elói Guimarães (PTB), Mônica Leal (PP) e Raul Carrion (PCdoB).

Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)