Parlamento Metropolitano

Hospital regional será a principal demanda da Comissão da Saúde

Vereador Alexandre Hoffmeister, de Campo Bom, presidirá a Comissão Foto: Francine Malessa
Vereador Alexandre Hoffmeister, de Campo Bom, presidirá a Comissão Foto: Francine Malessa (Foto: Leonardo Contursi)
A busca de recursos e as articulações políticas para a criação de um hospital regional que contemple os municípios dos Vales do Sinos e Paranhana será a demanda principal que norteará a atuação da Comissão Permanente da Saúde do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (10/6), em reunião realizada na Câmara Municipal de Campo Bom, pela vice-presidenta do Parlamento Metropolitano e representante do Vale do Sapateiro, vereadora Neila Becker (Mana). Ela também é presidenta da Câmara de Vereadores de Estância Velha (RS).

Na ocasião, também ficaram definidos os vereadores integrantes da Comissão Permanente: Alexandre Hoffmeister (Campo Bom) será o presidente e Joracir Filipin (Dois Irmãos) será o vice-presidente. Os demais vereadores que se fizeram presentes ainda trouxeram outros temas à discussão, como a saúde básica e o trabalho de forma preventiva nos municípios.

Para Hoffmeister, a proximidade de um hospital regional poderá se constituir numa alternativa para que os municípios da Região Metropolitana não tenham mais necessidade de fazer o transporte dos pacientes para Porto Alegre, fato que também contribuirá para desafogar os atendimentos nos hospitais da capital gaúcha. Entre as sugestões para que o hospital regional se torne realidade, o presidente da Comissão indicou uma possível reunião com a bancada gaúcha da Câmara dos Deputados, além da ampliação do debate também com os prefeitos.

Ainda foram definidas as próximas atividades da Comissão, ficando agendada para o dia 16 de julho uma nova reunião na Câmara Municipal de Dois Irmãos, quando o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, Sérgio Machado, também prefeito de Araricá, deverá participar. Segundo Hoffmeister, foi Machado quem tomou a frente na busca por um hospital regional.

O presidente e vice-presidente da Comissão serão empossados na reunião plenária do Parlamento Metropolitano, agendada para o dia 19 de junho.


Texto: Francine Malessa / Câmara de Vereadores de Estância Velha (RS)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)