IX Jornada de Psicologia Organizacional

IX Jornada de Psicologia Organizacional e comemoração de 25 anos do IDG

IX Jornada de Psicologia Organizacional
IX Jornada de Psicologia Organizacional

Neste último sábado, dia 21 de outubro, aconteceu a “IX Jornada de Psicologia Organizacional” com o tema “Inteligência humana + inteligência artificial: conexões e relações na educação, saúde e organizações”. Neste evento, que ocorreu em Porto Alegre, na Fábrica do Futuro, também foi comemorado os 25 anos do Instituto do Desenvolvimento Global (IDG), que tem como idealizadora a Dra. Zeila Bedin.

 

Zeila Bedin é diretora e fundadora do IDG, consultora organizacional há mais de 50 anos, atuando como psicóloga nas áreas da saúde, educação e psicologia organizacional. O IDG foi fundando em 1998, sendo pioneiro no Rio Grande do Sul na capacitação de psicólogos para as organizações. Há 25 anos, o IDG vem formando psicólogos organizacionais, visando o aprimoramento e a inserção no mercado de trabalho, com 26 turmas concluídas em Curso de Formação em Psicologia Organizacional (CFPO).

 

A primeira apresentação da Jornada, intitulada “O início da nossa jornada e uma certeza: nascemos para fazer a diferença”, foi realizada pela psicóloga Marla Martins, que é parceira do IDG desde 2005, tendo sido estagiária, monitora, consultora, professora e coordenadora do Curso de Formação em Psicologia Organizacional (CFPO). Durante a sua fala, a Marla abordou o histórico do IDG, objetivos, foco, cultura do IDG, as atividades, a caminhada do IDG, a sede, as turmas e as jornadas. No final do seu pronunciamento, relembrou que Zeila Bedin foi agraciada pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, com um Título de Cidadão de Porto Alegre, a maior honraria da Câmara de Vereadores da capital.  Marla concluiu sua apresentação com o reconhecimento a Zeila Bedin, fundadora e idealizadora do IDG: “por ter sonhado e concretizado o propósito de transformar a psicologia organizacional em uma área reconhecida e respeitada no mercado de trabalho, formando profissionais referência no mercado de trabalho”.

A palestra magna, intitulada “Inteligência Humana + Inteligência Artificial Conexões e Relações na Educação, Saúde e Organizações”, foi proferida pela Dra. Zeila Bedin. Na palestra discorrer sobre inteligência artificial e inteligência humana, sempre destacando sua crença no diferencial que é a conexão humana: “acredito, inclusive, que o termo ‘inteligência’ não é o mais adequado, porque mesmo sendo inegável a capacidade da máquina de sintetizar dados e sistematizar informações ela ainda não faz nada sozinha”. 

 

A jornada constituiu de três meses e um painel. A mesa 01, que teve como tema “Psicologia, saúde e tecnologia”, teve como mediadora a Psicóloga Cristina Amarilho, e como painelistas as médicas, Dra. Eleonora Bedin Pasqualotto e a Dra. Raquel Dibi que falaram sobre Caminhos para o “Futuro: a Medicina e a Revolução Tecnológica” e a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino  falou sobre “A aplicação da tecnologia no contexto das políticas públicas de saúde mental”. A Dra. Eleonora Pasqualotto, em sua palestra abordou sobre a reprodução assistida, as etapas da fertilização in vitro, mostrou a primeira “bebê” de proveta, alternativas em reprodução assistida e finalizou refletindo sobre o que o futuro nos traz, em especial, a produção de gametas in vitro. “Chegaremos no futuro a ter uma gravidez em útero artificial? Podemos fazer? Creio que no futuro poderemos fazer sim. Mas a principal pergunta: devemos fazer? Hoje, graças à tecnologia, podemos praticamente tudo, o que temos que discutir é o que devemos efetivamente fazer, ou seja, a ética”. A Dra. Raquel fez um resgate histórico, desde Sorano, que foi um médico da antiguidade que praticou medicina em Alexandria e Roma durante os impérios de Trajano e Adriano até os dias atuais, sobre a prática da cirurgia da histerectomia, fez uma retrospectiva de como o conhecimento e a tecnologia minimizaram o sofrimento das pacientes e reduziram drasticamente os índices de mortalidade. “Hoje, vivemos uma evolução exponencial. Se a gente for pensar nesta evolução, há 100 anos não tínhamos tipagem sanguínea”, disse a Dra. Raquel Dibi. Integrando a mesa, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino falou sobre “A aplicação da tecnologia no contexto das políticas públicas de saúde mental”. A Vereadora Tanise, além de trazer alguns conceitos sobre IA, abordou as tecnologias na área da saúde mental na Prefeitura de Porto Alegre, como a Tele-Medicina com foco na psiquiatria, triagem na fila de espera, óculos de realidade virtual no Centro de Referência do Autismo (CERTA) e um projeto de sua autoria de monitoramento das redes sociais para identificar casos de autolesão e suicídio. A parlamentar destacou que: “a inteligência artificial pode ser uma aliada na promoção e implantação da saúde mental, desde que seja alcançado equilíbrio entre ser humano e tecnologia”. 

 

Na parte da tarde, a mesa 02 “Psicologia organizações e tecnologia”, que teve como mediadora Dra. Letícia Horn Oliveira, e os palestrantes: Eva Ghisio, que falou sobre “Reinventando o Futuro - A Mudança como Nossa Única Certeza”, Rafael Corsetti abordando o tema sobre “Transformando Pessoas com a Revolução Tecnológica” e Nilo da Silva Mendonça Filho que discorreu sobre “Avaliação Psicológica, Testes Psicológicos e Tecnologia”.

 

A jornada também contou um painel intitulado “Lifelong learning: o diferencial dos profissionais do futuro”, com a mediação de Rossana Bordin, tendo como palestrantes os profissionais e ex-alunos: Lúcia Mello, Vivian Garcia, Elisângela dos Santos, Quênia Mello. 

 

A mesa 03 que abordou “Psicologia, carreira e tecnologia”, tendo como mediadora a Dra. Livia Bedin Tomasi, e como painelistas Marisol Silveira de Oliveira, que falou sobre “Navegando o Futuro com a Tecnologia”; Luiza Lisboa que abordou o tema “Transformando Equipes com a Tecnologia na Gestão de Pessoas” e Isabel Degrazia que tratou sobre o tema “Navegando no Futuro Profissional: A Evolução das Ferramentas Tecnológicas para a Gestão de Carreira”.

 

A IX Jornada de Psicologia Organizacional proporciobou diversas reflexões e aprendizagens. Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino: “Uma pergunta que se faz sempre: a Inteligência Artificial (IA) irá substituir o psicólogo?. Eu creio que não. Embora a IA possa oferecer benefícios significativos, ela não pode substituir completamente a experiência e a empatia humana, conexão e compreensão fornecidas por um psicólogo qualificado. A IA pode complementar, mas não substituir, a expertise e a compaixão fornecidas por profissionais de saúde mental”. 



Conheça o currículo das palestrantes:

Dra. Zeila Bedin

Dra. Zeila Bedin é Diretora e Fundadora do Instituto de Desenvolvimento Global (IDG), Consultora Organizacional há mais de 50 anos, atuando como Psicóloga nas Áreas de Saúde, Educação e Psicologia Organizacional. É Fundadora do Curso de Formação em Psicologia Organizacional do IDG (26 Turmas formadas).

 

Dra. Eleonora Bedin Pasqualotto

Diretora fundadora do Conception Centro de Reprodução Humana. Médica ginecologista com doutorado na área (USP). Especialização em reprodução humana assistida e microcirurgia pela Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos. Detentora de prêmio Golden Hysteroscope da Sociedade Americana de Ginecologistas Laparoscopistas. Mestrado profissional em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente é professora de Ginecologia do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

Dra. Raquel Dibi

Médica Ginecologista e Especialista em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva. Professora adjunta do departamento de GO da Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre – RS (UFCSPA). Membro da CNE de endoscopia ginecológica da FEBRASGO. Coordenadora do Núcleo de Endoscopia Ginecologica da SOGIRGS.

 

Ms. Tanise Sabino

Psicóloga e Vereadora em Porto Alegre. Mestre em Psicologia Clínica (UNISINOS), Especialista em Gestão Pública (UFRGS), Especialista em Psicologia Organizacional (IDG), Especialista em Coordenação e Dinâmicas de Grupos (SBDG), Especializanda em Psicologia e Saúde Mental (PUC/PR). É Presidente da Frente Parlamentar da Saúde Mental na Câmara de Vereadores. 

 

Eva Patricia Ghisio

CHRO a Sócia da Manchester Investimentos. Executiva C-level e mentora de lideranças, Psicóloga (ULBRA), pós-graduada em Gestão Empresarial (FGV) e especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho IDG), atua há 30 anos no mercado de trabalho, sendo 25 anos na área de Gente & Cultura e há 15 anos em cargos estratégicos e de gestão.

 

Rafael Corsetti

Diretor da consultoria Renovatio e Sócio-Fundador da Compass. Psicólogo (UFRGS), especialista em Gestão Empresarial (ESPM) e Mestre em Administração (UFRGS). Coach certificado  pela SLAC e Mentor junto do PUCRS Carreiras o junto a Produtive. É co-autor dos livros “Liderança com Base nas soft skills” e “O preço da incompetência Gerencial". Profissional com 21 anos de experiência em Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Estratégia Organizacional. 

 

Nilo da Silva Mendonça Filho

Gerente Geral da Projecto Psicologia. Psicólogo com mais de 15 anos de experiência em Avaliação Psicológica Organizacional com passagens por empresas como Honda, Suzuki e Atacadão (Carrefour). Gerente geral da Projecto Psicologia -Empresa especializada na comercialização de instrumentos das maiores editoras do Brasil e Hub de Producão de cursos EAD Vetor Editora.

 

Elisângela Biagi dos Santos

Psicóloga, formação em Coordenação de Grupos (Instituto Pichon - Riviere Porto Alegre), Especialista em Psicologia organizacional de do Trabalho (IDG) Gestão de pessoas, Head de Pessoas e Desenvolvimento do Grupo Press Gastronomia e Diversão. Monitora da turma XVI do CFPO.



Lúcia Petrucci de Melo

Psicóloga, mestre em psicologia social com 18 anos de experiência em desenvolvimento humano, gestão de pessoas, desenvolvimento, treinamento e liderança. Foi sócia proprietária de empresa de consultoria para gestão de crises e emergências empresariais. Atua com atendimento a mulheres, com foco em gestão do estresse e mudanças de vida. Monitora da turma XII do CFPO.



 

Quênia Mello

Psicóloga, CEO @kabanapizzaria. Sec. Núcleo Jovem Empreendedor CICS, Especialista em Psicologia organizacional (IDG) e MBA em finanças FGV.



Vivian Garcia

Psicóloga, Especialista em Psicologia organizacional (IDG), Gestão Pública e Liderança (UNINTER), Gestão de Equipes e Produtividade (PUC/RS). Atuação como chefe de gabinete da vereadora Psicóloga Tanise Sabino e como psicóloga conselheira do CETRAN/RS.

 

Marisol Silveira de Oliveira

Coordenadora de Gestão de Pessoas do Hospital de Clínicas de Porto Alegue, com 15 anos de experiência    na área. Mestre em Administração, Especialista em Liderança, Gestão Estratégica e Hospitalar. Entusiasta da tecnologia a serviço das pessoas e pecuarista nas horas vagas.



Luiza Donassolo Lisboa

Bel.Adm.de Empresas-ESPM-SUL. Líder de Estratégia para Jhon Deere- Estados Unidos, Canadá. 12 anos de experiência, como profissional multicultural. Fluente em vários idiomas. Líder em iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).

 

Isabel Arraes Degrazia

Executiva de Gestão de Pessoas, Administradora de Empresas (PUCRS), com MBA em Gestão Empresarial (FDC), especialização em Recursos Humanos (PUCRS), formação em Dinâmica dos Grupos (SBDG), Gestão Estratégica de Pessoas (FDC e INSEAD). Experiência de mais de 30 anos como executiva na área de gestão de pessoas, atuando como executiva e consultora em diversos segmentos de empresas.

 

Marla Martins

 

Psicóloga (ULBRA/2006);  formação em Psicologia Organizacional (IDG);  foi aluna e monitora da turma XIII do CFPO do IDG; MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNINTER); Mestre em Psicologia Clínica (UNISINOS); Coach certificado pela SLAC. Atuação como docente no CFPO, consultora em Psicologia organizacional e do trabalho e Psicóloga clínica (TCC - Terapia cognitivo-comportamental).

 

Galeria de Imagens

IX Jornada de Psicologia Organizacional