Institucional

Jovens suplentes do PT tomam posse

Professor Bernardo e Carolina Duarte Rousseff assumem no lugar de Sofia Cavedon e Marcelo Sgarbossa.

  • Presidente participa de ato de Posse de Suplentes de Vereadores. Na foto, o presdiente da Câmara, Cassio Trogildo (E), entrega diploma para o Vereador Suplente, Professor Bernardo (D).
    Os vereadores Bernardo (c) e Carolina com o presidente Cassio Trogildo (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Presidente participa de ato de Posse de Suplentes de Vereadores. Na foto, os vereador Suplente, Professor Bernardo e a vereadora suplente, Carolina Rousseff.
    O ato de posse ocorreu hoje pela manhã no Salão Nobre do Legislativo (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Na manhã desta terça-feira (1/8), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), deu posse aos jovens vereadores suplentes do PT Professor Bernardo e Carolina Duarte Rousseff, que assumem nos lugares dos petistas Sofia Cavedon e Marcelo Sgarbossa, respectivamente, até esta quinta-feira (3/8). Os vereadores titulares estão em licença para interesse de assuntos pessoais.

Assumindo o seu primeiro mandato na Casa, Professor Bernardo, 28 anos, leciona História e atua na área de Educação Popular desde 2010. O vereador elogiou a oportunidade oferecida pela bancada do PT e agradeceu aos seus 1.354 eleitores. Ele disse que luta e faz resistência “aos ataques do Governo Marchezan contra a educação, os projetos de educação popular e a carreira dos municipários”. Bernardo integrará a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) nesta semana.

Considerada uma das mais novas vereadoras a assumir um mandato no Legislativo da Capital gaúcha, Carolina Duarte Rousseff, 21 anos, estudante de Magistério no Instituto de Educação General Flores da Cunha, falou da sua atuação em defesa dos jovens e das mulheres jovens, destacando que seu trabalho será voltado a “uma Porto Alegre Igualitária”. Neste período, a vereadora deverá apresentar dois projetos de lei: um voltado aos direitos dos jovens e outro referente ao transporte público. Ela irá compor a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh).

Cassio Trogildo saudou os novos vereadores e destacou que a Câmara caracteriza-se pelos grandes debates, pela diversidade de ideias e pelas lutas importantes. O presidente desejou sucesso aos parlamentares, observando que “o Legislativo produz para o conjunto da sociedade, mas o resultado dos debates é definido pela maioria, de forma democrática”.

O ato de posse ocorreu no Salão Nobre Dilamar Machado, na presença dos vereadores petistas Aldacir Oliboni e Adeli Sell (PT), representantes institucionais e lideranças do PT. Conforme Oliboni, líder da bancada, a posse dos colegas  contempla “a estratégia  de oportunidades, para que os novos possam imprimir seus projetos e defesas”. Ele observou que serão possibilitados espaços aos colegas que representam as mulheres, os jovens e os negros. Oliboni reiterou a importante participação dos novo vereadores nos debates previstos na Câmara e lembrou de dificuldades envolvendo as três esferas governamentais.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)