Presidência

Legislativo reúne Executivo e Associação do Aço do RS

Vereadores receberam representantes da entidade empresarial e autoridades.  Foto: Tonico Alvares
Vereadores receberam representantes da entidade empresarial e autoridades. Foto: Tonico Alvares

A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na manhã desta segunda-feira (13/6), no Salão Nobre Dilamar Machado, um encontro da diretoria da Associação do Aço do Rio Grande do Sul com representantes do governo municipal. A proposta partiu do vereador Toni Proença (PPS), que salientou a importância do momento para que tanto os empresários como a prefeitura pudessem expor os seus pontos de vista. O presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB), observou que uma das funções do Legislativo é promover o debate e esclarecer dúvidas.

 O presidente da Associação do Aço, José Fernando Martins, disse que o setor gostaria de ter a oportunidade de concorrer às licitações públicas do município. Salientou que o aço é mais barato do que o plástico que vem sendo empregado nas tubulações da Capital. Martins acrescentou que, ao contrário do plástico, o Brasil é capaz de suprir com tecnologia nacional a demanda de aço necessária, garantindo mão-de-obra aos brasileiros.

  O diretor-presidente do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Flávio Presser, contestou as informações da associação. Garantiu que o DMAE utiliza tanto o aço como PDA. Disse que o órgão segue o projeto de 2002, que prevê tanto o uso do plástico, na tubulação subfluvial, como do PDA em trechos terrestres. Garantiu que a empresa brasileira Brastubo tem condições de abastecer o mercado e fazer a reposição imediata. Observou, ainda, que há problemas na solda e no transporte do material em aço. Também informou que vários equipamentos de aço com cerca de 30 anos estão sendo substituídos por apresentarem problemas de corrosão.

O secretário de Gestão, Clóvis Magalhães, disse que as decisões são tomadas por grupos qualificados e que se trata de uma questão de natureza técnica. Disse que o Executivo está aberto ao diálogo, mas destacou que o aço está bem representado nas obras da cidade.

O vereador Carlos Todeschini (PT), ex-presidente do DMAE, disse que as diretrizes básicas das obras de saneamento da cidade foram feitas na sua gestão, mas observou que o projeto previa três possibilidades de material: aço, PDA e ferro fundido.

O 1º vice-presidente da Casa, vereador Adeli Sell (PT), sugeriu que a Câmara promova discussões sobre os materiais que deverão ser usados no mobiliário urbano da cidade. Lembrou que muitas obras deverão ser feitas com vistas à Copa do Mundo de 2014. Recentemente, a Associação do Aço esteve na Câmara solicitando a intermediação dos vereadores junto à prefeitura.

Também estiveram presentes à reunião os vereadores Paulinho Rubem Berta (PPS), Nelcir Tessaro (PTB), DJ Cassia (PDT), Ervino Besson (PDT), Elias Vidal (PPS), João Pancinha (PMDB), Marcello Chiodo (PTB) e Mauro Zacher (PDT).

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)