Plenário

Líder maçônico dará seu nome a avenida no Belém Velho

Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Soldado. Na foto, o vereador Marcio Bins Ely.
Márcio Bins Ely (PDT) assina o projeto (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT) que denomina Avenida Kurt Max Hauser o logradouro não cadastrado conhecido como Rua E – Loteamento Nossa Senhora da Esperança, localizado no Bairro Belém Velho. As placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul.

Kurt Max Hauser nasceu em 7 de maio de 1921, na cidade de Saint Gallen, na Suíça. Já adulto, fixou residência em Porto Alegre, onde foi iniciado em 7 de julho de 1954 na Loja Maçônica Fidelidade e Firmeza, jurisdicionada ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS), e regularizado em 1958 na Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. Foi membro fundador e benemérito da Cinquentenária Benemérita Augusta e Respeitável Loja Simbólica Concordia et Humanitas n° 56, fundada em 24 de junho de 1958, criada para trabalhar no Rito Schröder em língua alemã, sendo o último fundador a “partir para o Oriente Eterno”, o que ocorreu em 15 de junho de 2007, aos 87 anos.

O homenageado idealizou e coordenou o Manual das Relações Exteriores das Grandes Lojas Brasileiras, da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB). Foi membro fundador da Loja de Pesquisas Universum n° 147, onde ocupava o cargo de 1º Vigilante. Formou vasta biblioteca maçônica em português, inglês, espanhol e alemão, deixando este legado para a sua Loja Concordia et Humanitas.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)