Presidência

Liga de Defesa Nacional RS pede apoio à Câmara

Presidente Valter Nagelstein recebe o presidente da Liga Nacional Sr. Marco Dangui.
Representantes da LDN estiveram com o presidente Valter Nagelstein (d) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein (MDB), recebeu, em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (11/6), o presidente da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN/RS), coronel Marco Dangui, o diretor de Patrimônio da entidade, Nelson Prestes. Os visitantes solicitaram o apoio do Legislativo para a Semana da Pátria, que acontece em setembro.

Conforme Dangui, com o objetivo de despertar o espírito cívico nos cidadãos, a LDN tem por objetivo a realização de um ato solene para o Dia da Independência do Brasil no plenário da Câmara. A Liga também pretende exibir uma exposição sobre o tema feita por alunos da rede de ensino. “Temos uma vasta programação, que percorrerá diversos órgãos públicos da nossa capital e pensamos que a Câmara não poderia ficar de fora, pois é uma casa democrática, que preza pela história e a valorização da nossa nação, e contamos com a participação dos vereadores para a concretizar essas atividades cívicas”, disse.

Nagelstein solidarizou-se com a solicitação e destacou que a Câmara já vem realizando atividades que evidenciam as forças de defesa. “Recentemente, tivemos aqui um ato pelo Dia da Vitória, trouxemos para a Casa uma exposição com o acervo da Segunda Guerra Mundial e também homenagens a grandes autoridades que fizeram parte da construção da história brasileira e estamos abertos a apoiar também a Semana da Pátria com a LDN/RS”, explicou.

Com o lema Civismo, a Liga incentiva diversas camadas sociais a participarem da política do país. Criada em 1916, teve como maior inspiração o poeta Olavo Bilac, que ajudou a construir um movimento que incentivou a nação e propagou por todo o país o civismo e o patriotismo. 

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)