Exposição

Lixo encontrado às margens da Rodovia do Parque vira arte

Mostra está no térreo até o dia 27 Foto: Elson Sempé Pedroso
Mostra está no térreo até o dia 27 Foto: Elson Sempé Pedroso

“Que árvore você quer para o futuro? Não faça do lixo a semente”. A pergunta intitula a exposição que pode ser visitada até 27 de julho no saguão térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. Compõem a mostra quatro grandes esculturas de árvores criadas com sucata encontrada às margens da BR-448 (Rodovia do Parque), além de textos e 24 fotos feitas ao longo das obras da estrada - que ligará Sapucaia do Sul à Capital. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promove o evento, com apoio do Memorial da Câmara.

As árvores foram construídas por Eduardo Nunes, artista plástico, marceneiro, educador popular, sensibilizador ambiental e contador de histórias, com a ajuda de Carlos Türck, ex-garis e recicladores da Vila Dique de Canoas, próxima à BR-448. Assinam as fotografias a jornalista Andréa Weschenfelder. A concepção artística é de Zé Augustho Marques, e a direção de arte, de Mário Almeida.

Itinerante

A exposição itinerante foi lançada em outubro de 2011. Desde então passou por espaços da Capital e da Região Metropolitana: Shopping Total, Canoas Shopping, Memorial do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Esteio, Fórum Social Temático 2012 e Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A visitação na Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255) é das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras, com entrada franca. Informações: (51) 3220-4392, e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)