Sessão Solene

Luiz Gonçalves Pinto se torna Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Luiz Gonçalves Pinto. Na foto, vereador Paulo Brum entrega o título ao homenageado e sua esposa
Brum (e) foi o autor da homenagem ao médico (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

“Receba o Título de Cidadão de Porto Alegre, meu querido amigo Luiz Gonçalves Pinto”. Foram estas as palavras proferidas pelo vereador Paulo Brum (PTB) ao entregar a homenagem ao profissional da Medicina que há mais de 40 anos compartilha seus conhecimentos com os pacientes e, desde 1979, com os futuros médicos dentro da sala de aula. A cerimônia foi realizada na noite desta terça-feira (13/9) no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, com a presença dos familiares e amigos do homenageado.

Luiz Gonçalves Pinto nasceu em 23 de novembro de 1946 na cidade de Uruguaiana e recebeu o diploma de médico, em 1972, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Dr. Pinto, como é conhecido no meio acadêmico, social e profissional, é especialista em ortopedia e traumatologia pela UFRGS e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e possui mestrado em clínica médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é professor da Faculdade de Medicina da PUCRS, médico credenciado do Hospital Moinhos de Vento, sócio de entidades médicas no Brasil e no exterior, além de trabalhar como ortopedista e traumatologista na clínica médica de reabilitação Vitória Ltda.

Em julho de 1983, começou a apresentar dores e diminuição de força nas pernas depois de uma queda. Dois anos após, foi diagnosticado com câncer linfático. Realizando tratamentos de quimioterapia e radioterapia conseguiu eliminar a doença em 1986. No entanto, o câncer deixou uma sequela nos membros inferiores obrigando-o a usar cadeira de rodas. “Nossa vidas se confundem porque também estou em uma cadeira de rodas e ambos conseguimos dar a volta por cima, pois a vida não tem limite, o limite está na cabeça de cada um”, disse o vereador que comentou ser amigo de Dr. Pinto dede a década de 1980. “A vida dele sempre foi pautada pelo estudo e pelo trabalho, principalmente, em favor da inclusão das pessoas com deficiência”.

O médico agradeceu a homenagem e afirmou que sempre seguiu os princípios da profissão em ser consultor, conselheiro, parceiro e amigo dos pacientes servindo a todos indistintamente. “Pelos nossos conhecimentos em medicina podemos saber quais são os riscos à saúde e como orientar dando auxílio, conhecimento e dedicação”. Dr. Pinto ainda declarou que se tornar paraplégico o deixou ainda mais forte e falou do seu amor pela capital. “Porto Alegre é minha paixão, foi onde construí minha família e minha vida profissional há mais de 50 anos”.

Representando os familiares, Caroline Dexheimer Umann, afilhada de Luiz, também agradeceu a homenagem e disse que "ela é mais do que merecida". “Hoje é um dia muito especial porque ele nos ensinou a superar desafios em momentos difíceis se dedicando às pessoas e estando atento às necessidades dos mais carentes”, finalizou.

Em 2004, Luiz Gonçalves Pinto concorreu a vereador na cidade de Porto Alegre conquistando 3.615 votos pelo PSDB, ficando na segunda suplência do partido. Segundo Paulo Brum, o médico "não seguiu a carreira política porque não quis”.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)