Plenário

Mantido veto parcial a projeto de mutirões no SUS

A Câmara Municipal de Porto Alegre manteve o veto parcial do Executivo ao projeto do vereador Dr. Raul Torelly (PMDB) que estabelecia mutirões semestrais de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Aprovado pela Câmara no dia 29 de novembro de 2010, o projeto visa a agilizar o processo de atendimento especializado de saúde na Capital, diminuindo a lista de pessoas que aguardam por consultas. O veto parcial foi mantido por 15 votos a nove, com três abstenções.

O Executivo vetou parcialmente o projeto sob a alegação de que a proposta não poderia estabelecer periodicidade ao programa de mutirões, no caso a semestralidade.

"É importante conseguir ações mais rápidas e resolutivas para as pessoas que estão com sua saúde debilitada e que não podem ficar esperando por uma consulta médica enquanto suas doenças estão progredindo", justificou o vereador proponente referindo-se a seu projeto. O atendimento em regime de mutirão consiste na realização de consultas e exames acumulados nas especialidades oferecidas pelo SUS.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Leia também:
Vereadores aprovam mutirão para atendimentos na saúde