Lei Anticobaias

Maroni propõe Lei Anticobaias no ensino por amor aos animais

Vereador Rodrigo Maroni na tribuna do plenário
Maroni propõe Lei Anticobaias no ensino por amor aos animais (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

O vereador Rodrigo Maroni protocolou, na Câmara Municipal de Porto Alegre, Projeto de Lei que restringe a utilização de animais em locais de ensino na capital gaúcha. A Lei Anti-cobaia visa à valorização da vida animal como espécie senciente, ou seja, os animais são seres que sente a dor como os humanos.
Conforme o PL, o uso de cobaias fica restrito aos estudos observacionais em campo; aos estudos para fins de diagnose e terapia de pacientes reais; às aulas de semiologia; à utilização de cadáveres adquiridos eticamente e ao material biológico obtidos de maneira ética. A lei não se aplica às atividades de pesquisa científica e tecnológica realizadas no âmbito de pós-graduação, aplicando-se porém às suas atividades de ensino e de formação profissional.
Maroni justifica a sua proposição “na medida em que nós humanos já temos o entendimento de que todos os animais merecem uma vida digna e com amor. Com toda a tecnologia inventada pelo homem, não podemos mais aceitar que milhares de seres vivos sejam sacrificados todos os dias”.