Sessão solene

Médico Cyro Leães é Cidadão de Porto Alegre

Na tribuna, Leães agradeceu a homenagem Foto: Elson Sempé Pedroso
Na tribuna, Leães agradeceu a homenagem Foto: Elson Sempé Pedroso

O médico alegretense Cyro Alfredo Pinto Soares Leães foi homenageado na tarde desta terça-feira  (13/12) na Câmara Municipal. Ele recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre por proposição do vereador Pedro Ruas (PSOL). A sessão, presidida pela presidente da Casa, vereadora Sofia Cavedon (PT),  foi no Plenário Otávio da Rocha da Casa. Ruas, em sua manifestação, registrou que, quando a Câmara decide homenagear alguém, fala por toda a Cidade. “Não é qualquer Cidade. Porto Alegre tem uma história rica, pois esta Câmara é a única no Brasil que recebeu vereadores cassados pela ditadura”, lembrou o vereador.

Ruas ressaltou ainda que Leães conseguiu algo extraordinário na exercício da medicina. “Foi brilhante e competente. Dedicou a sua vida ao exercício da medicina e a salvar e lutar pelas pessoas.” O representante do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Jorge Krieger de Melo, desejou boas-vindas ao médico. “Muito fez e faz pela medicina e muito fará por Porto Alegre. Será recebido como um irmão”.

O homenageado agradeceu a deferência da Casa explanando sobre sua caminhada na vida. “Poucas pessoas podem dizer que nasceram em duas capitais, pois eu nasci no Alegrete, capital farroupilha, e hoje estou nascendo em Porto Alegre, capital de todos os gaúchos.” Leães agradeceu ainda aos familiares e colegas de profissão. “Não sou só eu o homenageado, mas toda uma historia de vida”, disse ele na oportunidade.

Os vereadores Dr. Raul Torelly (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM) e João Carlos Nedel (PP), além de diversas autoridades e familiares prestigiaram a solenidade.

Leães iniciou a carreira médica no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde atuou por 20 anos. Em 1973 passou a integrar o corpo médico da Associação dos Funcionários Públicos do RS (AFPERS), mantenedora do Hospital Ernesto Dorneles, onde atua até hoje. Atualmente é responsável pela chefia do serviço de emergência da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e pela coordenação da cardiologia do referido hospital. Ele é especialista em medicina interna, cardiologia e terapia intensiva.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)