Cece

Mercado Público comemora 148 anos com novos desafios

  • Comemoração aos 148 anos do Mercado Público de Porto Alegre.
    Prefeito e vereadores destacaram a história do Mercado (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Comemoração aos 148 anos do Mercado Público de Porto Alegre. Na foto, da esquerda para a direita, Sérgio Lourenço, vice-diretor da Associação do Mercado Público, os vereadores Alvoni Medina, Tarciso Flecha Negra e Reginaldo Pujol e a vereadora Sofia Cavedon.
    Permissionários querem ficar com a gestão do espaço (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Os vereadores integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece), da Câmara Municipal, participaram, na tarde desta terça-feira (3/10), da cerimônia que comemorou o aniversário de 148 anos do Mercado Público Central de Porto Alegre, que chega a 2017 com o desafio de reativar as atividades do segundo piso, interrompidas desde o incêndio sofrido pelo Mercado, em 2013. Atualmente, as bancas funcionam apenas no andar térreo.

A liberação do segundo piso está condicionada à aprovação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), que está em andamento e, agora, diante de um acordo em curso entre a prefeitura e permissionários, poderá ser agilizado. Segundo o presidente da Cece, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), as tratativas entre o Executivo e os comerciantes devem ser tema de uma reunião na Cece, em data a ser definida nos próximos dias.

Em nome do Legislativo, Tarciso ainda destacou a importância do Mercado para a cultura, gastronomia e turismo da Capital. “Conheço o Mercado desde a minha primeira vinda ao Estado, em 1972, quando vim jogar contra o Internacional e, aqui, cheguei para buscar produtos da tradição gaúcha”, recordou.

Conforme o presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), João Alberto Cruz de Mello, o momento é de expectativa diante do avanço de um acordo com a prefeitura que passe a gestão do espaço aos permissionários. Ele ressalta que, inicialmente, a principal ação estará voltada à aprovação do PPCI e a consequente liberação do segundo piso da construção para o público.

O prefeito Nelson Marchezan Junior destacou a participação de todos que fizeram a história do Mercado até os dias atuais. Mas enfatizou a necessidade de que as mudanças “permitam o acesso de mais pessoas, com mais segurança, infraestrutura e qualidade”. Disse que o acordo com os permissionários deve ser concluído nos próximos dias.

Entre as necessidades em estudo pelos permissionários estão a transposição da caixa d’água de 36 mil litros para o lado interno do prédio, a construção de duas novas escadas fixas e a qualificação das escadas rolantes. “Essas são algumas das necessidades para adequar o espaço às exigências dos bombeiros, disse João Melo. Ele, no entanto, não definiu prazo para o início e realização das obras.

Além do vereador Tarciso, compareceram à cerimônia de aniversário do Mercado Público os vereadores da Cece, Alvoni Medina (PRB), Reginaldo Pujol (DEM) e Sofia Cavedon (PT). Também estiveram no ato os parlamentares Adeli Sell (PT), Comandante Nádia (PMDB), Mendes Ribeiro (PMDB) e Valter Nagelstein (PMDB).

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)