Presidência

Mônica Leal recebe secretários da Fazenda e Saúde

  • Presidente Mônica Leal recebe o secretário da Fazenda Municipal, Leonardo Busatto.
    Busatto (d) fez visita de cortesia à presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Reunião com o secretário da Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, e o secretário-adjunto, Natan Kats.
    Pablo Sturmer (e) e Natan Kats foram recebidos pela presidente à tarde (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), recebeu, nesta terça-feira (22/1), a visitas dos secretários municipais da Fazenda, Leonardo Busatto, e da Saúde, Pablo Sturmer. Durante a visita de Busatto, pela manhã, Mônica agradeceu ao secretário a cedência do servidor Sílvio Luís da Silva Zago, que recentemente foi empossado na diretoria-geral da Câmara. Zago é servidor de carreira do Município há 24 anos e estava lotado na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. “É um passo importante para o Executivo e o Legislativo entrar em sintonia”, salientou a presidente.

O secretário Leonardo Busatto destacou que a Câmara Municipal tem um papel extremamente relevante nos projetos da cidade. “Viemos aqui hoje estreitar as relações com a nova diretoria da Casa”, disse. Durante o encontro com a presidente Mônica Leal, o secretário municipal da Fazenda também falou da importância das seccionais. Criada em 2012, a Controladoria-Geral do Município conta com seccionais instaladas nos órgãos da administração direta e nas entidades da administração indireta, realizando o controle da despesa pública da cidade.

Além disso, possui seccional junto à Câmara Municipal de Porto Alegre, onde realiza a análise de legalidade dos atos de empenho e liquidação das despesas públicas realizadas pelo Legislativo. Passam pela análise das seccionais de controle da despesa mais de 60 mil processos anualmente. “A Controladoria Geral do Município ampliou a transparência das informações relacionadas à gestão municipal e vem obtendo resultados expressivos na gestão interna e no combate à corrupção”, disse Busatto.

Saúde

O novo secretário municipal da saúde, Pablo Sturmer, e o adjunto Natan Kats também foram recebidos pela presidente do Mônica Leal nesta terça-feira à tarde. Segundo Sturmer, a visita cortesia serviu para fortalecer ainda mais os laços entre o Executivo e a Câmara Municipal. “Neste primeiro contato podemos conversar sobre os desafios de gestão e os projetos que estamos trabalhando para o desenvolvimento da saúde na Capital. Também conversamos sobre a previsão de matérias que virão para o Legislativo, como a normatização e ampliação de alguns serviços.”

Mônica destacou que esta visita é um momento muito importante em que se busca a sintonia entre os poderes, sendo a saúde o bem maior da população. “A Câmara estará sempre de portas abertas para discutir e construir junto com o Executivo as melhorias que Porto Alegre precisa. E juntamente com os 36 vereadores nos colocamos à disposição para a construção do bem comum.”

 

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
           Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:FazendaLeonardo BusattoPablo Sturmer