Comissões

Moradores afirmam que obras do Pisa causam pânico na Icaraí

Relatos sobre problemas causados por obras foram ouvidos na Cedecondh Foto: Tonico Alvares
Relatos sobre problemas causados por obras foram ouvidos na Cedecondh Foto: Tonico Alvares

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), presidida pela vereadora Maria Celeste (PT), ouviu, na tarde desta terça-feira (8/5), moradores da Avenida Icaraí, no bairro Cristal, que denunciaram problemas que teriam ocorrido em consequência das obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). Conforme  Éverton Rodrigues,  que solicitou a reunião, os moradores querem ter o direito de continuar morando no bairro onde vivem há mais de 20 anos, mas que se sentem inseguros com os acidentes.

Rodrigues acrescentou que o Poder Público havia garantido a permanências das famílias no local, mas que as obras subterrâneas colocam a vida das pessoas em risco, além de graves danos às moradias. Uma das moradoras que teve a casa atingida, Elma dos Santos Rodrigues, unidade habitacional localizada no número 1.512 daquela avenida, disse que sua filha estava sozinha em casa quando começaram as rachaduras no prédio. "Ela me ligou desesperada relatando que a casa estava rachando e afundando". Disse que exige uma casa para viver com a sua família. Alega que mora no local há 30 anos e que nunca havia tido problemas.

Explicações

Geraldo Felipe, Coordenador do Projeto Pisa, esclareceu que mais de 400 famílias, das 1.680 cadastradas, já receberam o bônus moradia e que a intenção é de assentar as pessoas em local próximo de onde moram. Alega que há dificuldades para algumas desapropriações.

Já o engenheiro Alberto Farias, do Dmae, disse que a obra realizada no bairro Cristal segue método utilizado em todo o país. Argumentou que o problema ocorrido foi gerado pelo acúmulo de água, provocado pelo rompimento de um ramal, e que as obras, por precaução, foram paralisadas. "Há certos problemas que são imprevisíveis."

Vereadores

O vereador Nelcir Tessaro (PSD) sugeriu a disponibilização, na região, de um local onde as pessoas possam conhecer o traçado das obras e o cronograma da entrega dos bônus moradia. O vereador Carlos Todescchini (PT) criticou o bônus moradia, que segundo ele deveria ser exceção e não a regra como vem acontecendo. Disse que a maioria acaba morando em locais bem piores de onde viviam.

Também participaram da reunião os vereadores Toni Proença (PPL), Kevin Krieger (PP), Sofia Cavedon (PT) e Tarciso Flecha Negra (PSD), além de representantes do DEP, do Demhab e do Comitê da Copa.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)