Exposições

Mostras homenageiam o Dia Internacional da Mulher

Personas, de Ana Nunes, e Corrente de Afeto, do coletivo Tramando Arte, estão na Câmara

  • Câmara homenageia as mulheres e o sagrado feminino com a exposição Personas pela artista Ana Nunes.
    Instalação lembra oito fases da vida de uma mulher (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
  • Câmara homenageia as mulheres e o sagrado feminino com a exposição Personas pela artista Ana Nunes.
    Crochê, fios e tecidos formam a obra Tramando Arte (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a Câmara Municipal de Porto Alegre exibe, desde 6 de março, duas exposições que contemplam o universo feminino. As mostras, que estão no espaço T Cultural Tereza Franco, reúnem correntes feitas de crochê ao longo das paredes, dando uma ideia de túnel, que termina com a instalação Personas, de Ana Nunes. Segundo a artista, a composição retrata oito etapas da vida da mulher, "homenageando o sagrado feminino na representação das fases de um ser que nasce mulher e carrega consigo os aspectos da Deusa Mãe Multifacetada".

As obras nas paredes integram o projeto Corrente de Afeto, do coletivo Tramando Arte. O grupo trabalha com metros de correntes crochetadas com agulhas tradicionais ou com dedos, utilizando fios e tiras de tecido. O projeto começou em 2016, inserido na proposta de ações coletivas com a comunidade em geral. Mesmo envolvendo outras técnicas artísticas, o crochê é a prática dominante utilizadas pelas artistas Cinthia Sfoggia, Lia Braga, Mirian Mion, Rosane Maria Vargas, Silvana Taquatiá, Tereza Bertazzo e Ana Nunes, que fazem parte do coletivo

Segundo elas, Corrente de Afeto deseja resgatar o caráter abrangente do crochê para o terreno da visibilidade, aproveitando as possibilidades de sua materialidade. Como afirmam, o crochê é uma linguagem-têxtil que concebe a criação de objetos de arte, mantendo diálogo com outras práticas e conceitos plásticos por meio de uma interação criativa que mobiliza a comunidade e os espaços onde o grupo esteja inserido.

Visitação 

As obras estão montadas no 2º piso da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255), podendo ser visitada de segundas às sextas-feiras, das 9 às 18 horas. As exposições têm o apoio do gabinete da vereadora Sofia Cavedon (PT) e do Memorial da Câmara. 
Informações: (51) 3320-4318 ou 3320-4187.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
          Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)