PRESIDÊNCIA

Nagelstein participa do 149º aniversário do Mercado Público

  • Comemorações dos 149 anos do Mercado Público. Na foto: presidente da CMPA, vereador Valter Nagelstein (terno azul marinho)
    O presidente da Câmara destacou a importância do Mercado
  • Comemorações dos 149 anos do Mercado Público. Na foto: presidente da CMPA, vereador Valter Nagelstein (terno azul marinho)
    A festa teve bolo e Parabéns a Você cantado pelo público

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (MDB), participou, no fim da manhã desta quarta-feira (3/10), da cerimônia em homenagem aos 149 anos do Mercado Público de Porto Alegre. Na oportunidade, foi inaugurada, no térreo do Mercado, uma imagem do Pai Bará, orixá guardião do local. A comunidade e as autoridades presentes também cantaram um Parabéns a Você, com o tradicional bolo de aniversário.

Nagelstein destacou que o Mercado faz parte de sua memória afetiva da infância. “Quando a gente vinha a Porto Alegre, ficávamos hospedados em cima do Viaduto Otávio Rocha. Lembro que descíamos as escadas e vínhamos com meu pai jantar no Mercado, neste que é um patrimônio material da cidade e também imaterial, em função de sua relação com as religiões de matriz africana.”   

O prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que a Prefeitura está trabalhando para promover mudanças estruturantes e sustentáveis no Mercado, local que abriga cerca de 1.200 trabalhadores. “2019 será um ano transformador, para melhor”, afirmou.   

Patrimônio histórico e cultural da cidade, o Mercado Público de Porto Alegre foi fundado em 3 de outubro de 1869 e já resistiu a quatro incêndios (em 1912, 1976, 1979 e 2013) e à enchente de 1941. 

Também participaram da cerimônia o vereador Idenir Cecchim (MDB), secretários municipais, Pai Paulinho do Xoroquê, a presidente da Associação de Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Adriana Kauer, e outras autoridades. 

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

 

Tópicos:vereador Valter Nagelstein (MDB)Centro HistóricocomércioMercado Público de Porto Alegre