Cece

Nova reunião discutirá criação do Conselho do Livro

Lúcia diz que ministério orienta sobre criação de conselho Foto: Leonardo Contursi
Lúcia diz que ministério orienta sobre criação de conselho Foto: Leonardo Contursi
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizará nova reunião, em data ainda a ser definida, para tratar de questionamentos apresentados pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC) quanto à criação do Conselho Municipal do Livro e da Leitura. Na reunião de hoje (20/3) que trataria do assunto o presidente do CMC não compareceu. 

Conforme o presidente da Cece, vereador Professor Garcia (PMDB), o presidente do CMC, Paulo Roberto Guimarães, havia solicitado a reunião porque o órgão que preside não teria sido consultado sobre a criação do Conselho do Livro. "Acho que houve um ruído entre as partes envolvidas na elaboração do conselho e acredito que uma nova reunião possa esclarecer o assunto. É preciso lembrar que a lei que criou o Plano Municipal do Livro e da Leitura já foi sancionada e seria muito difícil retroagir o processo."

Representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), das secretarias municipais da Educação (Smed) e da Cultura (SMC) e da Cirandar - Rede de Bibliotecas Comunitárias estiveram presentes à reunião. Todos manifestaram surpresa com a posição do CMC, lembrando que o conselho participou, com dois representantes, das discussões que resultaram na proposta do Plano Municipal do Livro e da Leitura e de criação do respectivo conselho. "Ao criar o Conselho do Livro não fizemos nada mais do que seguir a recomendação do Ministério da Cultura (MinC). É frustrante que agora haja questionamentos por parte do CMC, que também participou deste processo", observou Lúcia Jahn, da SMC.

A reunião presidida por Garcia teve as presenças também dos vereadores Tarciso Flecha Negra (PSD) e Haroldo de Souza (PMDB).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)