Entrada gratuita

O Magnífico Circo Praça chega ao Teatro Glênio Peres

A trupe do Circo Híbrido vai se apresentar neste sábado e no domingo, às 16 horas.

  • Espetáculo O Magnífico Circo Praça, do Circo Híbrido.
    O grupo traz encenações e personagens típicos do século XIX (Foto: Sal Fotografia)
  • II Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
    O cartaz de divulgação do espetáculo (Foto: Divulgação/CMPA)

O Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebe, às 16 horas deste sábado (15/10) e no domingo (16/10), o espetáculo O Magnífico Circo Praça, da companhia Circo Híbrido, que é livre para todos os públicos e tem entrada gratuita. Os ingressos estão disponíveis no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo), das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, nesta sexta-feira (14/10), ou no saguão do teatro antes das duas apresentações.

Em O Magnífico Circo Praça, a trupe do Circo Híbrido está à procura de um espaço para se apresentar, mas depara com bancos, postes e carros nas praças e nos largos. Então, propõe a utilização de novos lugares para mostrar seu trabalho. Nessa busca, encontra um teatro, modificando a concepção de um espaço cênico tradicional. No local, personagens típicos das encenações circenses do século XIX - como o dono do circo, o malabarista habilidoso, a equilibrista misteriosa, o estourador de correntes e o homem gigante - exibem números de equilíbrio, acrobacia e destrezas e convidam o público a entrar na brincadeira. 

A equipe de O Magnífico Circo Praça tem no elenco Tainá Borges, Luís Cocolichio, Lara Rocho, Ivar Mangoni, Ben-Hur Pereira e Guilherme Sanches. O texto e a concepção são de Tainá Borges e Lara Rocho; a direção e a concepção musical são de Guilherme Sanches; e a cenografia e a concepção de iluminação, de Luís Cocolichio. A produção é coletiva do Circo Híbrido. Toda a trilha sonora é original e executada ao vivo, em instrumentos como bateria, saxofone e lira. 

Histórico do grupo

O Circo Híbrido surgiu em 2004 e trabalha com espetáculos, eventos e oficinas circenses e artísticas. Inspira-se nas formas tradicionais e contemporâneas do circo, buscando referências no teatro, na dança, na música e em artes afins para suas composições cênicas. Além de O Magnífico Circo Praça, estão entre seus principais trabalhos Cabaré Valentin – Teatro Bar Espetáculo, Etc..., e  Ora bolas!.

Em 2007, a companhia montou sua sede, o Espaço Circo Híbrido, no bairro Cidade Baixa. No local, tem uma escola, dirigida por Tainá Borges, com aulas permanentes de dança aérea em tecido para todas as idades, circo para crianças, trapézio fixo e lira, com cerca de 150 alunos matriculados. Regularmente, o espaço promove e recebe oficinas e workshops com convidados de diferentes técnicas circenses e artísticas de vários locais do país e até do Exterior. Em 2016, por exemplo, recebeu cursos e um evento da programação do SouRiso! – Encontro Internacional de Palhaços.

Mostra do Teatro Glênio Peres

O Magnífico Circo Praça é o terceiro espetáculo da II Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, aberta no dia 30 de setembro com o show Louca Viagem, da banda Trem Imperial. Também já se apresentou no local a Cia. Rústica, com a encenação de teatro e dança Feito Criança. No total, até o final de dezembro, serão 11 atrações de música, teatro, dança e circo, sempre com ingressos grátis. Confira as próximas atrações no Teatro Glênio Peres:

Outubro
Dias 15 e 16 - 16 horas – O Magnífico Circo Praça – Circo Híbrido - Circo – Livre;
Dias 22 e 23 - 19 horas - Brechó da Humanidade – Projeto Solos Animados – Teatro – 14 anos;
Dias 26 e 27 - 20 horas – Formas de falar das mães dos mineiros enquanto esperam que seus filhos saiam à superfície - Teatro – 12 anos;

Novembro
Dias 12 e 13 - 20 horas – Abobrinhas Recheadas, o Jogo – Macarenando Dance Concept - Dança – 12 anos;
Dias 19 e 20 - 20 horas – Gotas de Cristal - Circo – Livre;
Dias 26 e 27 - 16 horas – Flamenco Imaginário – Cia. De Flamenco Del Puerto – Dança – Livre;

Dezembro
Dias 1º e 2 - 20 horas – Tonho Crocco e Banda Partenon 80 – Música – Livre;
Dias 8 e 9 - 20 horas – Instrumental Picumã, lançamento do 1º CD – Música – Livre;
Dias 16 e 17 - 20 horas – Ânima Cia. de Dança 25 Anos – Dança – Livre.

O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). No sábado e no domingo, o público deverá entrar pelo pórtico lateral do prédio. A portaria da rampa estará fechada. O estacionamento é gratuito. Informações: (51) 3220-4318 (Seção de Memorial).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)