Plenário

Paixão Côrtes deverá receber Troféu da Câmara

O folclorista, compositor, radialista e pesquisador é um dos fundadores do MTG

Sessão Solene para homenagem aos 50 anos do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho). Na foto, João Carlos Paixão Cortes
Paixão Côrtes no Legislativo da Capital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação, no Legislativo da Capital, o Projeto de Resolução nº 054/16, de autoria da Mesa Diretora, que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao folclorista, compositor, radialista e pesquisador Paixão Côrtes. Segundo a Mesa Diretora, Paixão “dedicou grande parte do seu tempo à pesquisa e ao desenvolvimento da cultura gaúcha”. Nascido em 1927, em Santana do Livramento (RS), ele é um dos criadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), junto com o falecido Barbosa Lessa.

Em 1948, Paixão fundou o 35 Centro de Tradições Gaúchas, do qual foi o primeiro Patrão (Presidente) de Honra. Em 1953, começou a carreira artística como produtor e apresentador de programas regionalistas de rádio com o programa Festa no Galpão. No mesmo ano, criou o pioneiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição. Trabalhou inicialmente na Rádio Farroupilha de Porto Alegre, transferindo-se depois para a Rádio Guaíba. No mesmo ano, fundou o conjunto folclórico Tropeiros da Tradição. No mesmo período, o Conjunto Farroupilha gravou a dança gaúcha Ratoeira, de sua autoria. Em 1955, publicou, com Barbosa Lessa, o Suplemento Musical do Manual de Danças Gaúchas. No mesmo ano, criou e passou a apresentar com Darcy Fagundes o programa Grande Rodeio Coringa, na Rádio Farroupilha, um dos programas de maior sucesso do rádio gaúcho. 

Em 1958, Paixão lançou, de sua autoria, a dança gaúcha Xote Carreirinho e o xote Jacaré. Nesse mesmo ano, produziu o programa de rádio Festa na Querência. Em 1959, publicou Festança na Querência sobre o folclore gaúcho. No mesmo ano, tornou-se um dos primeiros "garotos-propaganda" da pioneira TV Piratini, onde se apresentava vestido tipicamente à gaúcha. Em 1960, publicou Terno de Reis - Cantigas do Natal Gaúcho e Folclore Musical do Pampa - Músicas e Letras. Em 1961, publicou Vestimenta do Gaúcho. No mesmo ano, lançou, pela Phillips, o seu primeiro LP, O Folclore do Pampa. Recebeu, no mesmo período, o prêmio de Melhor Realização Folclórica Nacional. Em 1964, lançou o segundo LP, ainda pela Phillips, Tradição e Folclore do Sul. Recebeu ainda, no mesmo ano, o prêmio de Melhor Cantor Masculino de Folclore do Brasil. Em 1966, publicou Gaúchos de Faca na Bota - Uma dança alemã no folclore gauchesco. Em 1970, gravou seu terceiro LP, que saiu com seu próprio nome como título, sobre o folclore gaúcho. 

No ano seguinte, participou do filme Um Certo Capitão Rodrigo, de Anselmo Duarte, baseado na obra do escritor gaúcho Erico Verissimo, onde interpretou o papel de Pedro Terra. Em 1975, publicou, com Barbosa Lessa, Danças e andanças da tradição gaúcha. Em 1985 lançou o livro Aspectos da Música e Fonografia Gaúcha. Em 1994, publicou O Laçador, a história de um símbolo, tendo colaborado ainda na produção da coletânea A Música de Porto Alegre - as origens, em trabalho da Prefeitura de Porto Alegre. Em 2001, lançou o livro Músicas, Discos e Cantares - Um resgate da história fonográfica do Rio Grande do Sul.  

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 

Leia também: Mostra na Câmara homenageia o cinquentenário do MTG