Saúde Mental

Parceirização assegura 27 psicólogos para rede pública de educação

Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Associação Brasileira de Educação e Serviço Social (ABESS) é assinado para contratar 421 profissionais, entre eles, 27 psicólogos para as escolas
Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Associação Brasileira de Educação e Serviço Social (ABESS) é assinado para contratar 421 profissionais, entre eles, 27 psicólogos para as escolas

No dia 20 de outubro, em cerimônia realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), foi assinado o Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Associação Brasileira de Educação e Serviço Social (ABESS) que celebra a contratação de 421 profissionais para a rede pública de educação básica, entre eles 27 psicólogos, 16 assistentes sociais, 8 fonoaudiólogos, 9 psicopedagogos e 357 agentes de educação inclusiva.

 

Na ocasião, o Secretário da Secretaria Municipal de Educação (SMED), José Paulo da Rosa, apresentou o que é o Programa Incluir+Poa e agradeceu o empenho da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino em prol da designação de psicólogos para as escolas: “teu apoio e empenho foi muito importante para chegarmos até aqui”. Ele também compartilhou detalhes do Programa Incluir+Poa através do qual foi lançado um edital direcionado as OSC's para a contratação de profissionais para apoiar a comunidade escolar.

 Em sua fala, o Prefeito Sebastião Melo enfatizou a relevância do Programa Incuir+Poa para qualificar a educação municipal e promover uma verdadeira inclusão. “Educação nunca é gasto, é sempre investimento. Tenho a convicção que esta parceria será muito frutífera”.

 

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, em sua fala, lembrou um pouco de sua caminhada e como a pauta da regulamentação da Lei Federal 13.395/19, que trata da inclusão de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de educação básica, esteve presente desde o primeiro dia de seu mandato e como a criação do Incluir+Poa respondeu a esta demanda: “Estou feliz, muito feliz! Pois tenho a convicção de que os profissionais contratados farão a diferença, não só para a comunidade escolar, mas para toda a nossa sociedade. Com certeza, o Prefeito Melo está marcando seu nome na história e deixando um legado para Porto Alegre ao investir em prevenção. O futuro te agradece, prefeito”,  concluiu a parlamentar.

 

Laura Andrade, diretoria executiva da ABESS, agradeceu a oportunidade de somar para a educação na capital gaúcha e falou do empenho da OSC em iniciar a contratação dos profissionais o mais rápido possível e transformar Porto Alegre em referência na inclusão.

 Edital de chamamento:

No final de julho foi lançado um edital de chamamento, convidando organizações da sociedade civil a serem parceiras do governo municipal na contratação de 27 psicólogos, 16 assistentes sociais, 8 fonoaudiólogos, 8 psicopedagogos, 5 coordenadores e 357 agentes de educação inclusiva para atuarem nas escolas da rede pública de ensino. A entidade vencedora foi a Associação Brasileira de Educação e Serviço Social (ABESS).

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228