Institucional

Pesquisador do Memorial profere palestra no Ilea-Ufrgs

Barcellos (de azul) falou sobre temática de exposições montadas no Ilea Foto: Divulgação
Barcellos (de azul) falou sobre temática de exposições montadas no Ilea Foto: Divulgação
O pesquisador Jorge Barcellos, da Seção de Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, participou como palestrante da inauguração da Galeria das Exposições do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ilea-Ufrgs), ocorrida na sexta-feira passada. No espaço, estão montadas as mostras 11 de setembro: Grandes Testemunhos e Freud e Política, ambas do acervo do Memorial.

Barcellos falou sobre o conteúdo das duas exposições, tendo como base o tema A Emoção na Política. “O pensamento de Freud é essencial para a compreensão de fenômenos do campo da subjetividade, dos afetos e das emoções no campo social”, afirmou o pesquisador. “Sua obra Mal Estar na Cultura inspirou inúmeros estudos, especialmente da esquerda lacaniana, com Ernest Laclau e Slavoj Zizek, que deram um entendimento completamente novo ao tema.”

Já exposição que reúne considerações de grandes pensadores sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 evidencia, segundo Barcellos, o poder de determinados acontecimentos políticos, “o que o filósofo Paul Virilio denominou de sincronização das emoções”. Como explicou Barcellos, os problemas políticos atuais produzem “uma emoção coletiva instantânea, um transe político”, posto em cena também a partir de fatos marcantes, como a queda das Torres Gêmeas, em Nova York, a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, e a imagem do menino imigrante sírio morto em uma praia.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)