Plenário

Discursos em período de Comunicações

No período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (27/3) os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

PARDAIS - Aldacir Oliboni (PT) disse que, no governo de José Fogaça, aumentou em 35% o número de multas por controladores eletrônicos (pardais). Lembrou que há dois anos a administração municipal da Frente Popular foi acusada de promover uma indústria de multas de trânsito em um movimento comandado pelo ex-vereador Fernando Záchia, hoje presidente da Assembléia Legislativa. “Perguntamos: que gestos o governo do Estado e o município tomaram para reduzir as multas por pardais?” (CB)

BARRACÕES - Jorge Sodré (PMDB) anunciou que protocolou projeto que prevê a utilização dos barracões do complexo cultural da Zona Norte para a realização de oficinas profissionalizantes voltadas ao Carnaval. Segundo ele, Porto Alegre não precisa  importar profissionais nesta área, pois conta com ótimos talentos e pode proporcionar trabalho para quem quer aprender. “Não adianta apenas reclamar do pouco repasse de dinheiro da prefeitura para nossos carnavais”, afirmou. (CB)

PARQUES - Claudio Sebenelo (PSDB) criticou o cercamento do novo Parque Germânia, alegando que a medida é mais uma forma de aumentar a exclusão e, por conseguinte, a violência. O vereador disse que a área é muito bonita, mas que constatou a presença de poucas árvores no local além das preservadas, e espaço para esportes  geralmente não praticados pela população carente do entorno. Na sua opinião, segurança não se faz com grades, mas com gente ocupando os espaços. (CB)

PARQUES II - Maurício Dziedricki (PTB) defendeu o cercamento dos parques como forma de coibir a violência e o vandalismo aos monumentos. O vereador informou que  pelo menos dois parques de Curitiba - o Passeio Público e o Jardim Botânico - foram cercados porque havia depredação. Maurício admitiu que somente as cercas não impedirão a ação dos vândalos, mas disse acreditar que elas contribuam para isso. (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)