Plenário

Grande Expediente e Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão desta quinta-feira (5/3), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

CRISTÓVAM - Ao citar visita do senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) à Câmara na próxima segunda-feira (9/3), o vereador Haroldo de Souza (PMDB) disse que o Brasil poderá "perder o trem da história" se não der uma chance a "um dos homens mais capazes de dirigir o país" e que tem a educação para todos como principal bandeira. Haroldo lembrou que Cristóvam já concorreu à Presidência da República, mas foi derrotado por Lula. Conforme Haroldo, "figuras nefastas" como Renan Calheiros, José Sarney e Fernando Collor hoje estão "abraçados" com Lula. Haroldo também defendeu o afastamento de Yeda Crusius caso as denúncias do PSOL sejam confirmadas. "Mas se forem falsas, Pedro Ruas e Luciana Genro devem ser cassados", propôs. (CB)

PARLAMENTOS - João Antonio Dib (PP) defendeu a redução do número de ministros e parlamentares no Congresso. "Tomamos os Estados Unidos como exemplo em tanta coisas, mas, apesar de eles terem 23 Estados a mais que nós e 100 milhões de habitantes a mais, contam com apenas dois senadores por Estado e 435 deputados federais", afirmou. "Nessa proporção, o Brasil teria 234 deputados federais e 54 senadores." Na sua opinião, também há excesso de ministros. Dib ainda elogiou as críticas do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) a colegas de Senado e de partido, entre eles José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL). Dib concorda com Vasconcelos quando este diz ser impossível moralizar e democratizar um Senado sob a influência de Calheiros e Sarney. (CB)

POSSE - Lúcio Barcelos (PSol) tomou posse hoje (5/3), durante licença de Pedro Ruas (PSOL), e prometeu que, sempre que assumir como titular, vai lutar por melhores condições de trabalho e de atendimento no serviço público, especialmente na área de saúde. Lembrou que foi eleito com o apoio de várias entidades sindicais, como Cpers, Assurfgs e Sindicaixa. Barcelos, que já foi secretário municipal de Saúde da Capital, alertou para a "grave" situação do HPS. "Os funcionários do HPS não têm as mínimas condições de trabalho." (MAM)

CORRUPÇÃO - Carlos Todeschini (PT) pediu aos vereadores que tenham mais responsabilidade em suas manifestações. “Peço que cuidem quando dizem que o PT está envolvido com corrupção”, solicitou. Ressaltou também que o PT não esteve envolvido com o mensalão: “Ao contrário de muitos partidos”. Falou ainda sobre a chamada “ambulancioterapia”. Na opinião de Todeschini as pessoas só vem do interior do Estado pela incompetência do governo estadual. “Vemos um verdadeiro desmonte da saúde pública”, disse ressaltando que o governo não dá ouvidos aos que clamam pela saúde. (RA)

LAMENTO - DJ Cassiá (PTB) lamentou que os pronunciamentos feitos pelos parlamentares não tratem de questões locais. “As vezes acho que estou no senado da República ou na Assembléia Legislativa pelos temas tratados aqui desta tribuna”, considerou. Ele defendeu a discussão sobre centros comunitários que, na sua opinião, depois de instalados, tirariam as crianças das drogas. “Belém Novo, Rubem Berta e Restinga precisam com urgência de centros comunitários e não vejo aqui ninguém reivindicando isto”. Falou da discussão, feita na Casa na manhã de hoje, sobre o Plano Diretor. “Enriqueci muito ao participar”, enfatizou o vereador. (RA)

ATENDIMENTO - Dr. Raul (PMDB) disse estar satisfeito com a liberação de verba pelo governo federal para instalação de Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas em Porto Alegre. Informou que a UPA é um serviço médico que funciona em horário integral, inclusive nos finais de semana e está equipada tanto para atender a pequenas e médias emergências quanto a pacientes graves. “Precisamos de um na zona norte pela necessidade premente, pois beneficiará mais de 300 mil pessoas”, disse. Defendeu ainda a instalação de outro na região dos bairros Humaitá, Navegantes e Ilhas do Guaíba. “Outra região necessitada”, considerou. (RA)

MULHERES - Dr. Thiago Duarte (PDT) saudou o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março. Lembrou que a data é celebrada desde 1975, a partir de resolução da ONU. Citou dados segundo os quais há um aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, mas que também mostram que elas continuam sendo discriminadas. "A participação da mulher aumentou a partir do final dos anos 80, mas a taxa de desemprego é maior entre as mulheres." Lembrou também que mulheres negras recebem, em sua maioria, salários cujo valor equivale à metade do salário pago às mulheres brancas. (CS)

RUA - Nilo Santos (PTB) comentou novamente agressão de um morador de rua, esta semana, no Viaduto da Ipiranga, a outro morador de rua. Segundo ele, a maioria dos que moram nas ruas não necessita do atendimento do governo e sim da Brigada Militar. "A Fasc já teve funcionárias ameaçadas de agressão por moradores de rua." Nilo Santos observou que o homem espancado já havia passado por cinco presídios e que a briga teve origem em um acerto de contas sobre dinheiro de furtos. Reforçou pedido de formação de comissão especial para ajudar a prefeitura a resolver o problema. (CS)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)