Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão desta quarta-feira (22/10) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

INVERDADES I - Margarete Moraes (PT) disse que o prefeito José Fogaça fala inverdades quando culpa a administração anterior pelos problemas financeiros enfrentados em seus primeiros anos de governo. Segundo ela, seu partido entregou a prefeitura com dinheiro em caixa e garantiu receita maior que a despesa nos anos seguintes. "Quando assumiu, a Frente Popular enfrentou gastos com pessoal de 98% da receita municipal. Mesmo assim, equilibrou as finanças, criou o OP e ganhou credibilidade para executar grandes obras." (MAM)

INVERDADES II - Luiz Braz (PSDB) disse que não custa nada ocupar a tribuna para falar a verdade e esclarecer a opinião pública. Contestou informações apresentadas por Margarete Moraes (PT) lembrando que nos últimos anos do governo de João Verle a Casa votou orçamentos deficitários. "No último ano, aliás, o déficit orçamentário foi muito elevado." Braz acrescentou que no começo o PT conseguiu fazer obras porque foi beneficiado com mais recursos federais em virtude do aumento das verbas previstas na Constituição de 1988. (MAM)

RUAS - João Dib (PP) voltou a cobrar da prefeitura a colocação de placas denominativas nas ruas da cidade. Observou que o ex-prefeito João Verle não cumpriu a promessa de colocar as placas e que seu sucessor, José Fogaça, também não realizou o trabalho. Para Dib, a falta de identificação das ruas é "um pequeno grande problema para a cidade". Quanto à situação da saúde, Dib disse que não critica Fogaça porque a cada ano ele tem recebido menos recursos federais para a área. (MAM)

ANISTIA - José Ismael Heinen (DEM) criticou o que considera um exagero na concessão de indenizações a anistiados políticos. Segundo ele, há uma "caravana da anistia" percorrendo o país em busca de pessoas que queiram receber o benefício. "Enquanto isso, o cidadão comum, que paga impostos, quando é prejudicado não recebe indenização alguma porque o Estado não tem dinheiro para pagar." Para ele, a lei da anistia foi feita para favorecer apenas alguns brasileiros e deveria ser considerada inconstitucional. (MAM)

VOTO – Alceu Brasinha (PTB) disse ter recebido visita de uma senhora pedido-lhe que votasse na candidata do PT, porque, se votasse no outro candidato, este não poderia cumprir o seu mandato por estar muito doente. Brasinha falou ter ficado abismado com a atitude da senhora. “Agora estão usando estratégias diferente para conseguir votos” ressaltou. Outro tema lembrado pelo vereador foi a obra da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia: "Está quase pronta facilitando a vida dos comerciantes que utilizam a avenida para seus negócios". (RT)

CRISE – Maristela Maffei (PCdoB) afirmou estar preocupada com a crise internacional que assola o país. "E a tendência é que dure uns 20 anos". Conforme Maffei todos empurram os problemas para diversos caminhos, o que deverá gerar uma ordem de dificuldades causando problemas com conseqüências graves. Disse também que as pessoas que foram torturadas pela ditadura militar e que procuram resgatar sua dignidade deveriam ser aplaudidas e não criticadas. “Respeitar as idéias é o que não deve ser esquecido”, afirmou. (RT)

SAÚDE – Dr. Goulart (PTB) parabenizou o secretário municipal da Saúde Eliseu Santos pelas atitudes que vem desenvolvendo. "Hoje, uma gestante que precisa realizar uma ecografia ou ultrasonografia pode fazer isso no próprio posto, sendo o exame analisado no Hospital Presidente Vargas por um técnico". O vereador lembrou que isso é feito graças à tecnologia implantada em postos como na Lomba do Pinheiro e Restinga. "Esse trabalho, realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é um avanço para a saúde da Cidade". (RT)

OBRAS – Guilherme Barbosa (PT) disse estar escandalizado com texto do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), de 21 de outubro, onde é informado que a duplicação da Avenida Diário de Notícias, e a remoção das famílias do Arroio Cavalhada são feitos da prefeitura. Conforme Barbosa essas ações foram acordadas com a empresa Multiuplan para que obtivessem a permissão de construir o BarraShoping. “”Essa é mais uma matéria escandalosa do atual prefeito” ressaltou. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)