Plenário

Lideranças

Nos tempos de Liderança da sessão desta quinta-feira (14/5), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

POUPANÇA - João Dib (PP) criticou o presidente Lula por enviar ao Congresso Medida Provisória para tributar as cadernetas de poupança com mais de R$ 50 mil depositados. Na opinião de Dib, mais uma vez a MP só favorecerá os bancos, prejudicando quem, "há décadas, poupa dinheiro para uma emergência ou realizar um sonho". O vereador lembrou os baixos rendimentos da poupança, cerca de 0,5% ao mês. Conforme Dib, com um rendimento desses, não há ganho, só economia. "Espero que o Congresso não aprove a MP", declarou. (CB)

CPI - Aldacir Oliboni (PT) reiterou pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal para investigar caso de suborno na Secretaria Municipal da Saúde denunciado pela imprensa. O vereador lembrou que a líder de sua bancada, Maria Celeste (PT), já havia sugerido a criação da CPI no Legislativo da Capital. Segundo Oliboni, a Casa tem o dever de ajudar a esclarecer o escândalo. (CB)

CPI II - Luiz Braz (PSDB) disse que não há seriedade por parte dos vereadores que pedem abertura de CPI para investigar episódio que envolve a Secretaria Municipal da Saúde. "Não vi nenhum desses vereadores pedir CPI quando grassava a corrupção em seu partido, pedindo punição para os mensaleiros", criticou. Braz sugeriu que, em vez de CPI, a Câmara convoque o secretário da Saúde para prestar esclarecimentos ao plenário. (CB)

SAÚDE - Dr. Thiago (PDT) manifestou preocupação em relação as condições da Escola Estadual General Neto, localizada na zona Sul da Cidade. Disse que as condições precárias vem preocupando inclusive em relação a saúde dos alunos. Segundo informou, foram constatados dois casos de hepatite A no estabelecimento. “Isso se deve as condições precárias em que as aulas vêm sendo ministradas”, disse. No entanto, o vereador salientou que não há um surto da doença, mas ressaltou que o fato é preocupante. “Até porque não existe interface entre as duas pessoas contaminadas o que demonstra que o contato foi feito na escola”. (RA)

CORRUPÇÃO I- Maria Celeste (PT) pediu aos demais vereadores que conversem em suas bancadas em relação as denúncias de possível corrupção na secretaria de Saúde do Município. “É muito importante que esta Casa se posicione, pois os fatos, se concretizados, são gravíssimos e nos envergonham". A vereadora defendeu que a opinião pública precisa saber realmente o que vem acontecendo. “Digo isso porque cabe a nós parlamentares fiscalizar as ações do Executivo”. Segundo a vereadora, que pediu a instalação de uma CPI, a intenção não é fazer palanque eleitoral, mas sim levantar a real situação. “O funcionário da prefeitura diz que levantava dinheiro para os secretários Eliseu Santos e Maurício Dziedricki, portanto precisamos saber se realmente é verdade”. (RA)

CORRUPÇÃO II – Nilo Santos, líder do PTB na Casa, disse que a posição do partido é mesma do secretário Eliseu Santos que, quando descobriu o envolvimento do funcionário, o exonerou. “Um sujeito que age de má fé, usando o nome das pessoas para tomar dinheiro, precisa ser afastada e foi o que fez Eliseu”, disse Nilo. Na opinião do vereador, estão tentando armar um banquete em torno do assunto. “Esse homem não vai desmanchar a história e a imagem do PTB que é tão linda”, considerou o vereador, ressaltando que todos conhecem a história de Eliseu Santos. Disse ainda que funcionário vai responder na justiça por sua atitude. “Por isso peço calam aos demais vereadores”. (RA)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)