Plenário

Lideranças

No período de Liderança os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre discutiram os seguintes assuntos na sessão desta quarta-feira (12/12):

CARROÇAS –  Na opinião do vereador Sebastião Melo (PMDB) a manifestação dos carroceiros ocorrida ontem, no Centro, foi longe demais. Para ele, a cidade tem muito que avançar na questão da coleta de lixo seletivo. Segundo Melo, Porto Alegre produz 200 toneladas de lixo reciclável por dia e, deste montante, 60 toneladas o poder público recolhe. O restante é feito pelos carroceiros e carrinheiros. “O correto seria o Executivo tomar uma atitude para reduzir as carroças da cidade”, disse. Na sua opinião, uma solução seria o cadastramento das carroças já existentes, a proibição de novos emplacamentos a partir do cadastramento e incluir os catadores nos galpões de reciclagem. (RT)

CPMF – José Ismael Heinen (DEM)  afirmou que as negociatas no governo federal para prorrogação da CPMF são inaceitáveis. "Chega de impostos", disse. "A carga de tributos que a população paga é altíssima; devemos aplicá-la na saúde e não tentar a prorrogação por mais tempo." Conforme Heinen, o governo federal sabia que o prazo de duração da CPMF era 30 de dezembro de 2007.  "O Brasil é um país que só pensa em arrecadar impostos para compra de votos, criar ministérios e cargos", declarou. "Precisamos brecar essa prorrogação." (RT)

GOVERNO – Margarete Moraes (PT) disse que o governo federal está cada dia melhor. Segundo ela, a população está vivendo em melhores condições, com mais dignidade. Na sua opinião, a corrupção sempre existiu, só que, na época da ditadura, as negociatas eram feitas às escondidas e pouco se sabia. "Hoje os problemas são mostrados, e todo o país tem conhecimento." Para Margarete, “o Brasil nunca esteve tão bem, e deverá crescer mais até o final do governo Lula”. (RT)

CARROÇAS II – João Antonio Dib (PP) lembrou que as carroças sempre foram uma preocupação. O antigo Detran e a SMT nunca permitiram a circulação de carroças na área central de Porto Alegre. “Nos últimos 16 anos, os carroceiros foram estimulados a emplacamentos  e a coletar lixo seletivo, o que acarretou um aumento significativo", disse. Dib lembrou que existe uma comissão especial trabalhando no Legislativo com objetivo de extinguir as carroças nos próximos oito anos, mas, para ele, esse tempo pode ser muito longo. “Sei que é um problema social, mas precisamos resolver em breve para a única capital do País não seja tomada por carroças.” (RT)

MUSEU - Mário Fraga (PDT) rebateu as críticas da oposição de que a Secretaria de Cultura de Porto Alegre não existe. Convidou os vereadores para a reabertura do Museu Joaquim José Felizardo, no próximo dia 17 de dezembro. Fraga parabenizou o secretário Sérgius Gonzaga e a diretora do museu, Maria Longhi, pela trabalho de restauração do espaço cultural. Destacou também a inauguração da árvore de Natal do Gasômetro, que reuniu milhares de pessoas ontem à noite. (MAM)

TUTELAR I - Claudio Sebenelo (PSDB) voltou a defender sua proposta de realização de concurso público para o Conselho Tutelar. Segundo ele, é preciso que as crianças e adolescentes da cidade sejam tratadas por pessoas especializadas, com curso superior correlato à área. "Do jeito como está, a eleição para conselheiros tutelares só interessa aos candidatos e aos partidos políticos envolvidos. As crianças são esquecidas." (MAM) 

TUTELAR II - Maristela Maffei (PCdoB) concordou com Claudio Sebenelo de que é necessário mudar a forma de escolha dos conselheiros tutelares em Porto Alegre. Observou que audiência pública realizada hoje pela Cece apontou as principais mudanças sugeridas pela sociedade e pelos órgãos envolvidos no pleito. Conforme ela, o voto individual é um dos avanços que precisam ser alcançados, assim como o aumento da fiscalização da eleição e das punições aos candidatos infratores. (MAM)
 
MUNDIAL - Alceu Brasinha (PTB) lembrou o aniversário de 24 anos da conquista do título mundial interclubes pelo Grêmio, em 1983. O vereador apresentou bandeiras de várias épocas do clube e fotos que registram a vitória do time no Japão. Para Brasinha, o Grêmio agora se prepara para mais uma conquista importante: a construção de uma arena que, segundo ele, será o estádio mais moderno do mundo. (MAM)

CULTURA – Clênia Maranhão (PPS) disse que é um privilégio a cidade contar com uma estrutura diversificada na área cultural, facilitando o acesso aos eventos, inclusive pelo processo de descentralização. A vereadora citou exemplos de iniciativas culturais e turísticas do poder público, com parcerias, como a festa ocorrida ontem à noite na Usina do Gasômetro, para a inauguração da iluminação da árvore de Natal; os roteiros dos Caminhos Rurais, que dão acesso a uma peculiar área de Porto Alegre; e a reabertura do Museu Joaquim José Felizardo, na Cidade Baixa. (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)