Plenário

Lideranças

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (23/8), os vereadores trataram dos seguintes temas:

EDUCAÇÃO - Engenheiro Comassetto (PT) disse que o governo Lula tem aprovação recorde, com reflexos em todos os campos. Destacou o trabalho que vem sendo feito na área da educação, reduzindo o analfabetismo e a evasão escolar através de vários programas que também atingem o ensino universitário. Afirmou que o ProUni é o maior programa de bolsas de estudo já implantado no país. Observou que também os docentes foram qualificados e que, em sete anos e meio, foram criadas 214 escolas técnicas federais. (VBM)

BLOG - Nilo Santos (PTB) insistiu para que o vereador Engenheiro Comassetto (PT) retire o seu nome do blog. Disse que não faz questão de estar nessa página e nem de ser promovido como o pai da duplicação da Avenida Vicente Montegia. “Não me promova com mentiras”, ressaltou, ao mesmo tempo em que apelou para que o seu colega pressione o presidente Lula e que pare de colocar informações incorretas no blog. Disse que já fez apelos até ao presidente do PT para que o seu nome seja retirado do blog. (VBM)

FUNERÁRIAS – Luiz Braz (PSDB) informou que apresentará projeto de lei para exigir que as funerárias da Capital realizem o tratamento dos dejetos resultantes da preparação dos cadáveres. Segundo ele, 90% das funerárias jogam este material in natura na rede de esgoto. “Isto pode representar grande perigo para a população. São raras as funerárias que fazem o tratamento.” Braz também reclamou de servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que informaram a funerárias que este não era um caso de saúde pública. “Precisamos informar a SMS. Temos que trabalhar um projeto que oriente as funerárias.” (LO)

SAÚDE I – Aldacir Oliboni (PT) disse ter recebido informação de que o Cremers e o Sindicato Médico (Simers) estão no Hospital Conceição para fechar a emergência devido à lotação. “É justo um hospital que abre as portas a todos receber este tratamento? Há perseguição ao Hospital Conceição, queremos que todas as emergências atendam a comunidade”, reclamou. Oliboni alega que outras emergências também estão lotadas e não recebem o mesmo tratamento. Oliboni disse que as emergências lotam, também, porque as unidades de saúde de Porto Alegre não atendem bem. (LO)

SAÚDE II – João Dib (PP) disse que a saúde vai mal em Porto Alegre, no Estado e no País, mas que “o presidente Lula vai bem e não deixa votar a Emenda 29 para dar mais recursos para a saúde”. Lembrou que a Petrobras receberá R$ 24 bilhões para capitalizar a empresa. “Como vai aumentar as emergências se o governo federal impede a votação da Emenda? Se o governo não quer, por que vamos exigir daqueles que estão na ponta, nos municípios? Se não recebem, não podem aumentar seus atendimentos.”, argumenta. (LO)

SAÚDE - O vereador Dr. Thiago (PDT) falou da importância de se ter uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando junto ao Hospital Parque Belém. Segundo o vereador, “isso potencializaria o trabalho do Hospital e o transformaria no Pronto Socorro da Zona Sul” de Porto Alegre. “As UPAs são fundamentais, há quatro locais definidos que já deveriam estar funcionando”, disse Dr. Thiago. (CK)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)