Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações

No período de Comunicações, na tarde desta quinta-feira (27/9), o tema debatido foi a 1ª Semana Municipal Padre Landell de Moura. Fizeram uso da tribuna os vereadores:

HOMENAGEM I- Para Adeli Sell (PT), a 1ª Semana Municipal Padre Landell de Moura é um momento ímpar para que se apresente para a cidade o papel importante que teve Landell de Moura na ciência e na universalização da cultura. “Poucas pessoas têm consciência de quem foi nosso homenageado.” Adeli comentou ser preciso criar incentivos para que as novas gerações tenham consciência do papel importante do rádio na história da humanidade. “O rádio está enraizado entre nós apesar das novas tecnologias”. (RA)

HOMENAGEM II - Na opinião de João Carlos Nedel (PP), o padre e cientista Landell de Moura trouxe grandes benefícios ao mundo. “É importante que se registre ser um gaúcho nascido em Porto Alegre”, disse. Falou de ações feitas pelo Legislativo Municipal em relação ao homenageado: “2011 foi o ano consagrado na Casa como o da Inovação Padre Landell de Moura” disse, citando ainda que na Câmara o padre foi instituído como patrono da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. “Já está sendo providenciada também uma rua com o nome de Inovação em homenagem ao padre”. (RA)

HOMENAGEM III - Engenheiro Comassetto (PT) disse que a 1ª semana Municipal Padre Landell de Moura servirá para reflexão em relação aos avanços tecnológicos. “Landell de Moura foi um grande visionário, pesquisador e cientista que conseguiu, em sua persistência, demonstrar para o mundo a grande inovação que foi o rádio.” O vereador comentou o papel das universidades em relação aos avanços da tecnologia da informação e da comunicação. “O que estão fazendo não é pouca coisa”, considerou Comassetto e defendeu a tese de que as empresas de tecnologia devem se instalar em Porto Alegre. (RA) 

HOMENAGEM IV – Para Elói Guimarães (PTB), Landell de Moura foi uma das figuras que talvez tenha dado uma das maiores contribuições ao mundo. “Dada a profundidade e a significação que seu invento representou, representa e representará para a humanidade”, disse ao se referir ao rádio. O vereador aproveitou para cumprimentar todas as pessoas que estão envolvidas na programação da 1ª Semana Municipal Padre Landell de Moura. “É uma rica oportunidade de se refletir para a vida de futuras gerações e para o mundo”. (RA)

Textos: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Leia também:
Câmara destaca 1ª Semana Padre Landell de Moura