Plenário

Sessão ordinária / Grande Expediente

No período de Grande Expediente, na sessão desta segunda-feira (2/12), vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

COMBUSTÍVEIS  - Professor Garcia (PMDB) falou sobre o aumento dos combustíveis e lembrou que aborda este tema há quase 10 anos. "Os donos de postos de Porto Alegre não aprendem. De sexta para sábado, e de domingo para segunda, o valor foi de 5,9% acima do que o próprio governo repassou." Lembrou que a nossa gasolina é composta por 25% de álcool e disse que a Agência Nacional do Petróleo pede para os abusos sejam denunciados. "O aumento dos combustíveis vai encarecer o frete de diversos produtos", destacou. "Em novembro as ações da Petrobrás caíram e o lucro da empresa, no terceiro trimestre, ficou em R$ 3,395 bilhões, uma queda de 45% em relação ao trimestre anterior e de 39% em relação ao mesmo período do ano passado." Garcia fez ainda um apelo: “Não abasteçam gasolina e sim etanol”. (GS)

RELATÓRIO - Engenheiro Comassetto (PT) apresentou o Relatório Final da CPI da Telefonia e lembrou que a Anatel aponta um índice de 80% da cidade com cobertura das empresas de telefonia. O vereador explicou que foi feito um mapeamento das antenas em Porto Alegre, tendo sido constatado que elas estão concentradas no Centro. “Existe um grande número de antenas irregulares. A Smam disse que tem mais de 400 antenas irregulares em Porto Alegre”, revelou. "As operadoras devem mais de R$ 500 milhões para a Prefeitura em multas", citou ainda. O relatório, como disse Comassetto, propõe a criação de um fundo, indicando ainda que a integralização dos valores devidos pelas operadoras seja recebida conforme determinação a ser estabelecida em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a ser firmado entre as partes e o Executivo e coordenado pelo Ministério Público. (GS)

Textos: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)