Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Na sessão ordinária desta quarta-feira (2/10), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos no período destinado às comunicações de lideranças:

IDOSOS - Elizandro Sabino (PTB) falou sobre a Semana da Conscientização do Idoso. Salientou a importância do tema e anunciou um projeto de sua autoria que dispõe sobre a criação da Casa de Passagem do Idoso e destina-se a acolher, abrigar, cuidar e proteger idosos em situação de vulnerabilidade social, em decorrência de violência doméstica.  “A violência contra idosos é uma realidade assombrosa. Os índices vêm subindo de 7.600 casos para mais de 21 mil casos, a maioria em âmbito familiar”, disse. De acordo com ele, o perfil do agressor é, especialmente, de filhos e genros que se aproveitam do estado de fraqueza e dependência dos idosos. (TA)

INVASÃO - Marcio Bins Ely (PDT) afirmou que, com a saída do vereador Clàudio Janta, seu partido está perdendo um parlamentar muito competente. “Tenho certeza, porém, que andaremos nos encontrando nas curvas do andar da carruagem”, disse. Bins Ely destacou que ontem a CPI da Invasão encaminhou algumas investigações sobre o os “atos de vandalismo" ocorridos na Câmara Municipal. “Esperamos que os órgãos competentes responsabilizem os vândalos. Até o final do ano entregamos o relatório”, finalizou. (LV)
 
SESSÃO - João Carlos Nedel (PP) afirmou que a sessão ordinária de hoje foi “muito triste”. O parlamentar criticou a atuação da vereadora Sofia Cavedon (PT) referente à emenda do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Assim fica difícil, as pessoas não estão a par da lei e falam inverdades”, enfatizou. (LV)

FUNDEB - Sofia Cavedon (PT) falou sobre os recursos destinados ao Fundeb e da dificuldade de sobrevivência de uma creche comunitária, as quais recebem recursos que “mal pagam” os funcionários. “Os recursos das creches devem ser destinados para as creches”, afirmou. (LV)

PSD - Bernardino Vendruscolo (sem partido) informou na tribuna seu desligamento do PSD. “Me desligo do partido, mas nunca do meu amigo Tarciso Flecha Negre (PSD). “Nós estaremos juntos sempre em determinadas causas”, exclamou. O parlamentar explicou que sua preocupação maior é corresponder aos eleitores. (LV)

CICLOVIAS - Marcelo Sgarbossa (PT) voltou a chamar de "retrocesso" o projeto do Executivo que cria um fundo para a construção de ciclovias. "A prefeitura quer revogar a emenda do então vereador Beto Moesch (PP) que reserva 20% do valor das multas para ciclovias e campanhas educativas. A lei sancionada pelo prefeito José Fogaça que a atual administração literalmente esperneia para não cumprir. Já foi condenada pela Justiça a aplicar o que não foi investido desde 2009." Lembrou que o Plano Diretor Cicloviário prevê quase 500km de ciclovias. "Temos pouco mais de 1% em quatro anos. Se continuarmos nesse ritmo, vamos demorar 40 anos para fazer tudo." (MM)

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
         
Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
          Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)