PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

Vereador Tiago Albrecht.
Tiago Albrecht (Novo) (Foto: Júlia Urias/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (27/3), os vereadores e as vereadoras de Porto Alegre abordaram as seguintes pautas:

INCENTIVOS - Tiago Albrecht (Novo) criticou o governo do estado pelo decreto que prevê cortes de incentivos fiscais. “Nós, que moramos na cidade, seremos afetados com o que o Eduardo Leite está tentando empurrar goela abaixo da população. Leite tem um projeto pessoal de poder, ficou magoado que a Assembleia não deu o aumento de impostos que ele queria e, para variar, ele volta atrás, quebra sua palavra, mente para os gaúchos e a sociedade que paga”. Ele leu uma carta de repúdio ao corte de incentivos, em nome do seu partido: “O Novo é contra e é sim problema da Capital, porque é na cidade que a vida acontece”, disse. (BPA)

DITADURA - Pedro Ruas (PSOL) discursou sobre o golpe militar ocorrido no Brasil em 1964. “A ditadura no Brasil começou violenta e se tornou cruel porque passou a prender, torturar e a matar, sem falar nas cassações, nas demissões e nos exílios, e se tornou infelizmente uma referência mundial do pior em termos de ditadura militar violenta. E esses crimes ficaram impunes, o Brasil não teve uma justiça de transição. Não tivemos a possibilidade de julgar e punir esses crimes e por isso, eventualmente, pessoas ainda reivindicam o retorno dos piores tempos de toda a história nacional". (LP)

VOTAÇÃO - Jessé Sangalli (Cidadania) prestou apoio aos protestos realizados por motoristas de aplicativos contra a proposta do governo federal de regulamentação da profissão e pediu que os vereadores da Casa apoiassem uma moção de repúdio contra o projeto. Ele também defendeu a retirada do caráter de urgência da votação, para as comissões terem mais tempo para pensar novas alternativas que agradem a todos. “Peço que os vereadores avaliem esta situação e percebam que ontem 500 motoristas vieram a Porto Alegre reivindicar que este projeto, no mínimo, perca sua urgência. Solicito que votem a favor da moção para sinalizar para esta categoria que a Câmara Municipal de Porto Alegre está do lado deles.” (RR)

Texto

Brenda Andrade, Laura Paim e Renata Rosa (estagiárias de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)