Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Vereador Pedro Ruas
    Vereador Pedro Ruas (PSOL) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadora Cláudia Araújo
    Vereadora Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período destinado às comunicações de lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (1/12), os vereadores e vereadoras trataram dos seguintes temas:

PALESTINA – Em sua manifestação, Pedro Ruas (PSOL) destacou o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, data comemorada em 29 de novembro. Na ocasião, o parlamentar fez a leitura de carta da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal). O documento destaca a luta da comunidade internacional, ONU, povos, nações e países, governos e parlamentos, sociedade civil e organizações para que a Palestina tenha o que os demais povos têm: estado soberano, onde a população viva em paz e segura, sem prisões e torturas, expulsões ou confiscos de terra, entre outras coisas. “Precisamos levar a paz e o fim do sofrimento desse povo. Para que convivam em paz, uma Palestina livre é imprescindível para a humanidade.”

SAÚDE – Aldacir Oliboni (PT) prestou solidariedade ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino e, ainda, aos familiares das vítimas da Boate Kiss. “Também fazemos um apelo pela saúde pública ao governo, para que observe melhor os Pronto Atendimentos, a atenção básica, o serviço público em si, porque ao terceirizarem alguns, esqueceram da fiscalização que o próprio poder público deve fazer. Tivemos hoje reunião na Secretaria da Saúde sobre o Pacs da Cruzeiro, uma referência regional que, infelizmente, foi esquecida pelo governo. Não é só a questão da emergência ou saúde mental, faltam mais de 70 servidores. Ontem tivemos reunião sobre os PAs Lomba do Pinheiro e Bom Jesus e percebemos total discrepância do que foi dito no edital de terceirização para a dura realidade que hoje se encontram. As pessoas devem ser atendidas com dignidade e deve haver respeito aos servidores”.

ANIMAIS – Mônica Leal (PP) relatou situação que identificou no Centro Histórico, ocasião em que uma loja tinha filhotes expostos em uma gaiola. “Assisti a cena de dois cachorrinhos numa gaiola super pequena, sem chão. A atendente me disse que eles ficam 5 horas e depois sobem para o outro andar. Questionei se ela gostaria que ficar nessa situação e fiz ocorrência policial para que tomassem providências para que isso não continuasse acontecendo. A Lei 694/2012 aponta três meses de espera para assegurar o desmame dos filhotes. Se não tem fiscalização, não adianta ter lei, quem me garante que estão só 5 horas ali, não é possível que isso continue existindo em Porto Alegre. Os animais já saem do habitat, do convívio e vão para uma gaiola sem chão, um quadradinho, com mais de 30 graus, temos que rever isso. É uma área que admiro muito e que vereadora Lourdes Sprenger (MDB) atua. Peço a todos que possamos, juntos, mexer nesta Lei.”

AIDS – Cláudia Araújo (PSD) lembrou que dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids. “A principal ameaça não é o vírus e, sim, o preconceito. Um novo medicamento de dose única para tratar o HIV foi descoberto, hoje, são necessários três comprimidos, e o SUS faz esse tratamento. Porto Alegre é a Capital com maior taxa de mortalidade por Aids no país. Precisamos incentivar testes rápidos, diagnósticos, tratamento imediatos, uso de camisinha para prevenir o contágio. A Casa Fonte Colombo faz um belíssimo trabalho nesta pauta. No projeto das isenções, trouxemos emenda que era a de isenção para portadores de HIV e, no projeto substitutivo, foi trazida a isenção”, finalizou a vereadora, divulgando que haverá campanha informativa sobre o tema de combate à Aids denominada Dezembro Vermelho.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)