Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Nos discursos de Lideranças da sessão plenária desta quinta-feira (28/11) da Câmara Municipal, os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

EDUCAÇÃO - Airto Ferronato (PSB) cumprimentou o professor Aloízio Pedersen e os alunos que vieram participar da Tribuna Popular. Lembrou que, toda semana na Câmara, tem a Tribuna Popular para discutir as demandas da comunidade. Ferronato falou que é professor há mais de 30 anos e que, no tempo em que estudava na FGV, discutia sobre questões sociais. "É preciso ensinar a pescar. Não é possível compreender a beleza da vida uns com muito e outros com nada", salientou. (GS)
 
INCLUSÃO - Tarciso Flecha Negra (PSD) afirmou que trabalhou há 30 anos com a inclusão social e agradeceu ao professor Aloízio Pedersen pela participação na Tribuna Popular de hoje. O vereador citou a frase: "Querer é poder, poder não é querer". Tarciso falou que aprendeu muito com os jovens na Fase e recordou de uma frase que lhe marcou muito na instituição. "Eu não nasci assim, vocês me fizeram assim". O vereador completou dizendo:  "Cada um tem que fazer a sua parte e um pouco mais". (GS)
 
VIOLÊNCIA - Alberto Kopittke (PT) saudou os alunos do professor Aloízio Pedersen pelo belíssimo trabalho. Informou que trabalhou oito anos com as questões relacionadas à violência, a seu ver um dos maiores problemas do país. "Quando perdemos um jovem, não tem mais o que fazer. Perdeu-se o sentido da vida", destacou. Kopittke lembrou que fez seis palestras na Fase e ressaltou não ser possível aceitar a naturalização da morte de negros e pobres da periferia. Ainda sugeriu a todos que leiam a entrevista do presidente do Uruguai publicada no jornal Zero Hora de ontem. O vereador informou também que, no dia 6 de dezembro, realizará um seminário cujo tema é: "A prisão é a melhor pena? (GS)
 
SEGURANÇA - Delegado Cleiton (PDT) disse que, além de delegado, foi professor de Direitos Humanos da Academia de Policia (Acadepol) e aluno da antiga Febem. Agradeceu a presença do professor Aloízio Pedersen e destacou: "O senhor é um militante das transformações". O vereador citou o projeto de sua autoria aprovado ontem que permite aos ônibus pararem fora de pontos à noite e salientou que qualquer projeto de segurança é paliativo. "É preciso investir em educação para combater a violência", disse Delegado Cleiton. (GS)

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)