Plenário

Sessão ordinária/ Lideranças

  • Vereadora Sâmila Monteiro
    Sâmila Monteiro (Novo) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Vereador Roberto Robaina
    Roberto Robaina (PSOL) (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão plenária de hoje (13/4), vereadoras e vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas (clique aqui para ouvir na Rádio Câmara a íntegra dos pronunciamentos):

FROTINHA - Airto Ferronato (PTB) disse que a Câmara homenageará hoje o ex-Rei Momo Otávio Frota Júnior, o Frotinha, falecido no ano passado. O vereador ressaltou o caráter profissional e caridoso de Otávio. 

MORO - Leonel Radde (PT) criticou o ex-juiz Sérgio Moro, que ontem participou de evento na Capital. Também tratou do caso da compra de próteses penianas e viagra pelas Forças Armadas e criticou o atual governo federal. 

PRÓTESES - Mônica Leal (PP) ressaltou que entrou em contato com as Forças Armadas e que foi informada que o número de próteses penianas adquiridas eram apenas três, e não 60, como comentado pelo vereador Radde. Justificou também a compra de comprimidos para pressão alta pulmonar. 

LULA - Sâmila Monteiro (NOVO) mencionou o ex-presidente Lula e destacou que ele "não foi inocentado, o seu processo foi anulado”. A vereadora ainda criticou o caso de invasão ao Fórum da Liberdade, realizado na PUCRS. 

PROCISSÃO - Claudio Janta (SD) comentou sobre as festividades da Sexta-feira Santa e da procissão que ocorre todos os anos no Morro Santa Cruz. Ele também destacou que a covid foi uma lição ainda não aprendida pelo mundo. 

REAJUSTE - Jonas Reis (PT) cobrou da Prefeitura o reajuste para repor as perdas salariais dos servidores municipais. "A prefeitura deve 35% de reajuste salarial”. Ele também criticou o atraso nos pagamentos de funcionários terceirizados que prestam serviços à Prefeitura. 

CONCURSO - Daiana Santos (PCdoB) reclamou da falta de responsabilidade do prefeito da Capital ao não chamar aprovados em concursos para preencher vagas na Prefeitura. Pediu ainda uma atenção maior para segurança pública, transporte, educação e assistência social, que "estão sendo negligenciadas".

ZANETTI - Moisés Barboza (PSDB) falou sobre as acusações feitas ao antigo diretor-interino do Dmae Rafael Zanetti. “Por uma denúncia anônima, covarde, cruel e totalmente carregada de intenções políticas, teve que se defender na justiça. E agora, com sentença já em julgado, teve a sua inocência comprovada.”

ONG - Giovane Byl (PTB) parabenizou e destacou o trabalho das ONGs e projetos sociais na época de Páscoa. “Quero parabenizar todas as ONGs, todos os projetos sociais que estão se movimentando. Nós apoiamos várias ações que vão estar ocorrendo nesse dia de Páscoa, levando uma lembrança, levando algo para nossas crianças da periferia.”

REPOSIÇÃO - Roberto Robaina (PSOL) criticou a falta de reposição da inflação para os servidores municipais. “Se nós temos educação, se nós temos saúde, é porque nós temos servidores que realizam esse trabalho e é importante que eles sejam bem remunerados”, lamentou o vereador.

PROBLEMAS - Claudio Janta (SD) observou que os problemas de transporte vêm desde o governo passado, onde fizeram intervenções e que “até hoje estamos pagando uma divida”. Afirmou que não é possível resolver todos os problemas da cidade que já existiam antes do atual governo tomar posse.

Texto

Josué Garcia/ Ana Luísa Vieira
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)