Plenário

Sessão ordinária / Lideranças, Comunicações e Grande Expediente

  • Vereador Jonas Reis
    Jonas Reis (PT) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Vereador Gilson Padeiro
    Gilson Padeiro (PSDB) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Nos períodos de Lideranças, Grande Expediente e Comunicações da sessão plenária de hoje (11/4), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre trataram dos seguintes temas (clique aqui para ouvir a íntegra dos pronunciamentos na Rádio Câmara):

MEC - Aldacir Oliboni (PT) falou sobre as festividades da Semana Santa e dos problemas do governo federal. Observou que a CPI do MEC não deve acontecer. “O Congresso não tem número de adesão necessária para abrir a CPI, lamentavelmente”. 

DENGUE - Leonel Radde (PT) fez um alerta sobre a endemia de dengue que estamos vivendo. Destacou a necessidade de haver uma ação imediata da prefeitura da Capital e dos agentes de endemias. “Faço um pedido aqui ao prefeito Sebastião Melo, ao secretário da Saúde, Mauro Sparta, para que nós tenhamos uma campanha sendo realizada”. 

LEITOS - Daiana Santos (PCdoB) defendeu a ampliação dos leitos de UTI para crianças de 0 a 6 anos e afirmou não haver informação necessária para a população sobre a superlotação das emergências. “A gente precisa falar sobre o desmonte na atenção básica, porque isso, de fato, tem uma relação direta com a prestação de serviço.” 

I-DOSER - Claudio Janta (SD) comentou sobre os casos de uso de uma nova forma de utilizar drogas - de forma sonora - chamada I-Doser, disponibilizada por mais de seis rádios no YouTube. “Agora inventaram mais uma droga. Hoje está disponível, para os nossos jovens e adolescentes, a maconha, cocaína, o crack, o LSD, a heroína, através de uma percepção musical.” 

ESCOLAS - Gilson Padeiro (PSDB) citou projeto de sua autoria que tramita na Casa sobre o fechamento dos portões das escolas durante as aulas. O vereador ressaltou que a medida se faz necessária, pois traz segurança aos alunos, professores e funcionários. 

- Idenir Cecchim (MDB) falou sobre a importância da Sexta-feira Santa para as famílias cristãs. Citou também os eventos “Corrida de São Jorge” e "Caminhada de São Jorge”, a segunda maior procissão da Capital.

DESCASO - Jonas Reis (PT) cobrou explicações sobre a falta de projetos para as pessoas mais vulneráveis da cidade de Porto Alegre. Mostrou imagens sobre o descaso na saúde da cidade. 

SERVIDORES - Aldacir Oliboni (PT) tratou da extinção do Imesf e do "xeque-mate" a 1.840 servidores da atenção básica. Ressaltou que os servidores demitidos na ocasião – por serem concursados –estão sendo recontratados por ordem judicial. "Já havíamos dito aqui na Câmara que isso iria acontecer.” 

SEGURANÇA - Matheus Gomes (PSOL) defendeu as medidas de segurança para ingresso de pessoas na Câmara e reclamou de informações desencontradas sobre elas. Cobrou também medidas de urgência para melhorar o abastecimento de água na zona Leste de Porto Alegre. 

APOSENTADORIA - Alexandre Bobadra (PL) falou sobre a aposentadoria especial dos guardas municipais, que, segundo ele, não foi incluída na reforma da previdência. O vereador reforçou que é favorável à inclusão de tais regras no regime previdenciário municipal.

Texto

Josué Garcia/ Ana Luísa Vieira
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)