Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Comunicações

Movimentações de plenário. Na foto, os vereadores Rodrigo Maroni, Professor Alex Fraga e Roberto Robaina.
Vereadores em Plenário na sessão desta segunda-feira (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (12/11), trataram dos seguintes temas:

ANIMAIS - Rodrigo Maroni (Pode) falou que, restando dois meses para o cumprimento do mandato dele na Câmara (foi eleito deputado estadual), após uma legislatura de luta diária pelos animais, “seres à margem da política”, ele não vai parar. “Nos consideram loucos por defendermos os animais. Para mim, a espécie humana está abaixo deles em todos os sentidos e valores. A realidade dessas espécies não se avançou no país, nas leis, em nenhuma cidade ou governo”, relatou. Por isso, o parlamentar contou que tem a ideia de lançar o Partido dos Animais. “Não como mais um partido para a concentração de poder, mas porque temos, hoje, no Brasil, 30 milhões de animais abandonados. A cada cinco pessoas, um animal é deixado de lado sem ninguém para o defender”, informou. (BSM)

PSORÍASE - José Freitas (PRB) prestou contas, em relatório de viagem, da ida dele a Brasília para representar a Frente Parlamentar em Defesa da Psoríase. Mostrou fotos do evento e trouxe boas notícias do Distrito Federal (DF). “Foi realizado um balanço das atividades do ano de 2018: no que avançamos e no que temos que avançar”, disse. “Temos, nesta Casa, a lei n. 12.247/17, que institui a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase”, lembrou o vereador ao fazer uma comparação com o município vizinho, Esteio. “Esteio está mais avançado que Porto Alegre, porque eles têm uma Rede Parlamentar”, relatou. Na Capital, mencionou que esteve com o secretário da Saúde, Erno Harzheim. “Mostramos a ele o quanto é importante colocarmos a lei em prática, uma vez que 2% da população do país é portadora da doença”, falou. Por fim, Freitas disse que “o Ministério da Saúde, em 180 dias, deverá tornar disponível pelo SUS a medicação necessária às pessoas acometidas pela doença”. (BSM) 

ESPAÇOS - Moisés Barboza (PSDB) disse “hoje (12/11) foi o dia de apresentar o projeto do Executivo de adoção dos parques, praças, concessões e adoções de espaços públicos no Paço Municipal, porque é uma necessidade da cidade”.  No mesmo sentido, o vereador relatou que “mais de 280 mil porto-alegrenses precisam de atendimento nas áreas sociais”. O parlamentar citou duas situações fundamentais a serem efetivadas pelo governo. Para tanto, “queremos aumentar o nível de pertencimento das pessoas físicas, e não apenas das jurídicas, na adoção de canteiros, passarelas, praças”, disse. “Faço parte da Rede Parlamentar de Recuperação do Arroio Dilúvio”, contou. “Só na avenida Ipiranga (onde está localizado o arroio), se adotarem três áreas deixaremos de gastar meio milhão de reais por ano”, enfatizou. Por fim, solicitou a ajuda dos colegas para a apreciação rápida do projeto. (BSM) 

GOVERNO - Em crítica a nota emitida pela prefeitura em resposta ao Rally dos Buracos, protesto realizado nesse domingo em razão das ruas esburacadas na capital,  Adeli Sell (PT) disse que a posição da prefeitura diante sobre a manifestação da população é um desrespeito. "Tem buracos, tem problemas. Queremos saber do funcionamento das duas usinas de asfalto de Porto Alegre", disse. De acordo com o vereador, a má qualidade do asfalto e a demora na operação tapa-buracos faz com que água detone a parte asfáltica. Além disso, Adeli também apontou que há buracos a serem preenchidos nas políticas sociais da cidade. "Escolas sem segurança, sem o devido acompanhamento nos postos de saúde, são problemas que existem em todas as políticas da prefeitura". Ele ainda acrescentou que a oposição preza pelo diálogo e questionou o contrato da operação tapa-buraco, que é dividido por regiões do município e isso faz com que se gere dúvidas jurídicas acerca da questão. (MF) 

LIDERANÇA I – Mauro Pinheiro (Rede), ao falar no espaço de Liderança do Governo, disse ter ficado lisonjeado com o convite feito pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior para ocupar esta posição na Câmara Municipal. “Comecei esta Legislatura como independente, mas, por concordar com várias das políticas públicas que vêm sendo implementadas pelo Executivo, passei a ser vice-líder”, explicou. O vereador disse que ocupa este espaço em substituição a Moisés Barboza (PSDB), por este estar passando por um momento familiar difícil. “Espero contar com o diálogo com todos os vereadores sempre que possível”, destacou ainda. Mauro solicitou também que os vereadores concordem em aprovar projeto do Executivo sobre as alíquotas do IPTU: “com isso teremos mais justiça social para o Munícipio”. (HP)

LIDERANÇA II - Professor Wambert (PROS), como líder de seu partido, cumprimentou Mauro Pinheiro pela assunção à Liderança do Governo, bem como agradeceu a dedicação de Moisés Barboza durante o período em que exerceu essa função. “Jamais se furtou de suas obrigações e deveres para com a cidade e com o parlamento”, disse sobre Barboza, ao lembrar de que este enfrenta situação de problemas de saúde na família. “Mauro Pinheiro é homem confiável, de palavra e com um valor extraordinário”, disse sobre o novo líder. “A liderança do governo está em boas mãos”, complementou. (HP)

PÊSSEGO – Idenir Cecchim (MDB) disse ter ficado extremamente surpreso em saber que a Festa do Pêssego, na Vila Nova, não está sendo realizada no Centro de Eventos Ervino Besson. “Foi o maior absurdo que eu poderia ter ouvido”, salientou ao lembrar que o centro de eventos foi construído especialmente para essa finalidade. O vereador lembrou que, há dois anos, o local foi repassado para uma associação do bairro, que tomou conta – “e virou uma zorra, não serve para nada, a não ser esculhambação” -, e que, por isso, a festa, promovida pelo Sindicato Rural da região não pode mais ser feita lá. “Isso é um absurdo tão grande”, lamentou. “Peço que o prefeito tome providências sobre essa situação ainda hoje”. (HP) 

IPANEMA – Sofia Cavedon (PT), em Liderança de Oposição, lamentou que empreendimento com construção de torres residenciais, no bairro Ipanema, nas proximidades do Clube do Professor Gaúcho, esteja na iminência de ser liberado pela prefeitura. Conforme a vereadora, se isso for feito, haverá a supressão de um grande número de árvores no local, além de vir a produzir impacto urbano, sem qualquer respeito à ambiência da orla. “Lá deveria ser priorizada a fruição e a harmonia com o meio ambiente e o direito à paisagem”, afirmou. Sofia também lamentou que na região o Guaíba continue apresentando poluição, sendo contaminado pelos arroios sem tratamento que ali despejam suas águas. “Houve investimento do Socioambiental, mas infelizmente sem continuidade dos separadores instalados”, lamentou. (HP)

SAÚDE – Dr. Goulart (PTB) sugeriu que a Comissão de Saúde do Legislativo convide o secretário municipal da pasta para debater com os parlamentares e demais interessados a questão do atendimento pelo SUS de pacientes em hospitais que mantenham convênio ambulatorial, como o caso do Grupo Conceição. De acordo com Goulart, é inaceitável que pacientes com sangramento sejam devolvidas ao posto de saúde para a retirada de pontos, verificação de resultado de exames, se podem ter atendimento continuado já no local onde o procedimento foi realizado. Também, nos casos de quem passa pela emergência, quando houver diagnóstico grave, como é o câncer de colo uterino e de mama, poder receber o encaminhamento para tratamento dentro do prazo de 60 dias, conforme legislação federal. (MG)

ORLA – Marcelo Sgarbossa (PT) falou sobre o evento realizado no sábado (10/11) na Orla do Guaíba, promovido por uma marca de cerveja, com a demonstração de fórmula 1. Ele alertou a prefeitura quanto aos prejuízos que podem ocasionar o incentivo, mesmo que subliminar, da combinação de álcool, direção e velocidade. Também criticou a falta de planejamento do projeto que revitalizou a Orla e cobrou que a prefeitura, agora, implemente um plano de arborização do local, e promova o transplante de árvores de grande porte para permitir que as pessoas possam utilizar o espaço em dias de sol e calor intensos, como os que estão ocorrendo nesse início de verão. (MG)

Textos: Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo) 
           Munique Freitas 
(estagiária de jornalismo)
           Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
           Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)