Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Grande Expediente

No período destinado ao Grande Expediente e comunicações de Líderanças desta quinta-feira (19/11), na Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores debateram os seguintes temas:

UBER - Nereu D"Avila (PDT) falou sobre a inauguração do Uber, nova modalidade de transporte em Porto Alegre. "A resposta do Executivo foi de que, ainda não estando regulamentado este novo modal particular, a EPTC terá o direito de multar os carros que estarão em exercício", disse. Segundo Nereu, existe uma Lei Federal que permite a utilização deste meio de transporte privado. "Ficou claro no debate que os representantes do Uber estão dispostos a regulamentar a documentação para circular dentro da lei." O vereador ressaltou que, em outras capitais do Brasil, o aplicativo Uber obteve resultados positivos. (CPA)

PROJETO - Rodrigo Maroni (PCdoB) falou sobre o projeto que proíbe a venda de foie gras (patê de fígado de ganso, pato ou marreco). "Vemos, a cada dia, uma sociedade individualista, sem pensar no próximo, e é triste demais." Segundo Maroni, o projeto que entrará para votação na Câmara Municipal deve ser aprovado em prol da defesa de animais. "Temos que avançar; os animais indefesos não têm como se defender. Faço a minha parte para evitar que muitos deles não sejam mortos por prazer humano." (CPA)

DOCUMENTOS - Bernardino Vendruscolo (PROS) declarou que documentos provam o desvio de dinheiro no Acampamento Farroupilha, realizado sempre em setembro. "Eu tenho vergonha de dizer. São documentos que foram entregues no meu gabinete e que mostram, de forma clara, a corrupção existente." Bernardino ressaltou que o caso deve ser apurado e investigado, para que haja transparência e punição. "Onde está a fiscalização? É muito dinheiro envolvido, o Orçamento Participativo não pode se misturar com Acampamento Farroupilha." (CPA)

HOMENAGEM  - Mônica Leal (PP) homenageou a Brigada Militar pelos 178 anos de existência. "O trabalho exercido por esses profissionais é difícil e merece ser reconhecido. A Brigada Militar é de extrema importância para a segurança da sociedade." Segundo Mônica, a falta de políticas para a área da segurança pública gera, muitas vezes, descaso na população. "Creio que os policiais militares sabem da sua real importância, mas o ideal seria que a população tivesse consciência e valorizasse estes profissionais."  (CPA)

PRESSÃO - Idenir Cecchim (PMDB) afirmou que é preciso reconhecer as ações da polícia militar para proteger os cidadãos. "Eles estão desmembrando quadrilhas antigas de Porto Alegre e do interior do Estado", disse. O vereador falou ainda que a Câmara não irá aceitar, do Tribunal de Contas do Município, nenhuma pressão para serem votados projetos na Casa. "Nos posicionaremos como achamos que devemos em cada projeto e não seremos submetidos a nenhuma pressão", ressaltou. Cecchim destacou ainda que não se assusta com as inserções da PGM na Câmara e disse que ameaças veladas não serão aceitas por nenhum vereador. (JD)

PGM - Dr. Thiago Duarte (PDT) afirmou que o projeto que regulamenta a Procuradoria Municipal do Município (PGM), em tramitação na Casa, “é um acerto do Executivo”. Reforçou que foi extensamente discutido e que acompanhou todas as discussões no âmbito da Câmara Municipal e fora dela. Lembrou ainda o “importante apoio” que a PGM tem dado à Casa, “destacando procuradores para atuar junto ao parlamento” e observando que, dessa forma, facilita a elaboração dos projetos, “dando uma visão jurídica do município”. (FD)

IMESF – Alberto Terres (PT) se disse contrário à terceirização da saúde. Afirmou que ela só favorece o capital. O vereador reclamou da falta de discussão e de prestação de contas do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família (Imesf), cobrando uma retratação do mesmo. Segundo o vereador, Porto Alegre deixa de oferecer mais de 600 consultas por dia por falta de médicos, o que corresponde a mais de 170 mil consultas por ano. Terres finalizou pedindo a realização de uma audiência pública para questionar o papel do Imesf. (FD)

MATIZES - Eder Carteiro (PT) defendeu o trabalho das nações de matizes africanas com as cidades-irmãs do continente africano. Destacou a aprovação do feriado de Consciência Negra em Porto Alegre como uma das grandes conquistas no sentido de reconhecer a importância da cultura afro da Capital. Pediu em especial a atenção dos vereadores para os assuntos que envolvem os povos negros que precisam de mais oportunidades. (FD)

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)