Presidência

Presidente abre seminário Desenvolvimento do 4º Distrito

Mauro Pinheiro destacou trabalho conjunto com Executivo Foto: Ederson Nunes
Mauro Pinheiro destacou trabalho conjunto com Executivo Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Na manhã desta sexta-feira (18/12), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT), participou da abertura do seminário Desenvolvimento do 4º Distrito, no Auditório Ana Terra, promovido em parceria com o a prefeitura. O objetivo do evento é apresentar um diagnóstico realizado pela área técnica e aprimorar o conceito para a revitalização da região, localizada na Zona Norte.

“A Câmara tem trabalhado, em conjunto com o Executivo, para revitalizar o 4º Distrito. Várias pessoas estão envolvidas nessa questão. Acredito que nunca estivemos tão perto de encontrarmos soluções que podem servir de exemplo para toda a cidade”, afirmou Pinheiro.

O titular da Secretaria Municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, destacou a recente aprovação do projeto de lei complementar do Executivo que concede isenção do IPTU aos imóveis utilizados por empresas de base tecnológica ou empresas inovadoras localizadas nos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos pelo período de cinco anos. “Isso faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura está fazendo, como a apresentação deste diagnóstico, que é fruto de cinco, seis meses de trabalho”, completou o secretário.

Depois de destacar a atuação de Mauro Pinheiro na Presidência da Câmara, o vice-prefeito Sebastião Melo disse que a Prefeitura quer abrir um amplo debate com a sociedade sobre o 4º Distrito. “Para dar certo, um projeto não pode ser apenas de governo. Deve ser um projeto de cidade, inclusive com o apoio da oposição”, ressaltou. “Queremos ter um Plano Diretor que possa inspirar outros bairros. Pensamos em fazer uma dosagem do uso do solo urbano para atrair investimentos do setor privado em infraestrutura”, comentou Melo.

Estiveram presentes o secretário de Urbanismo, Valter Nagelstein, e os vereadores Airto Ferronato (PSB), João Carlos Nedel e Kevin Krieger (ambos do PP). O encontro também reuniu representantes de entidades, iniciativa privada, universidades e outras secretarias municipais.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)