Presidência

Presidente da Câmara visita o cônsul da França

Presidente visita o Cônsul Honorário da França. Na foto, o Presidente da CMPA, Valter Nalgestein (E), e o Cônsul da França, Roner Fabris (D).
Nagelstein e o cônsul honorário da França, Roner Guerra Fabris (d) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (PMDB), esteve, na manhã desta segunda-feira (26/3), em visita de cortesia ao cônsul honorário da França, Roner Guerra Fabris. O objetivo do encontro foi estreitar relações culturais, econômicas e integrar valores e diversidades entre o Rio Grande do Sul e a França.

O cônsul destacou que os dois países têm uma relação de amizade de longa duração, que ganhou nova escala nos últimos anos, com a elaboração de uma parceria estratégica e integrada. “Esta parceria é global, recíproca, pluridimensional e projeta-se no futuro. Com uma expertise em iniciativas conjuntas, amparando-se no compartilhamento de recursos materiais, tecnológicos, humanos ou naturais. É muito abrangente, atingindo todas as áreas – econômica, educativa, transfronteiriça, ou ainda, a ajuda ao desenvolvimento em países terceiros”. Roner completou ainda dizendo que o Consulado da França é parceiro em contribuir e trocar experiências para o desenvolvimento da capital gaúcha. 

Nagelstein ressaltou que a Câmara quer retomar o caráter de Mercosul e estreitar a possibilidade de aproximação com outros países no intuito de formar parcerias e trocas, sendo acompanhadas de uma crescente cooperação no âmbito comercial, da educação e do desenvolvimento sustentável.  “A escalada da nossa relação ampara-se em uma base de cooperação especialmente sólida e diversificada, em um país onde a admiração pela França é muito viva e a diversidade cultural é um componente da nossa identidade”.

O cônsul da França ainda convidou o presidente da Câmara para participar de um almoço realizado com o corpo consular (realizado uma vez no mês), com o objetivo de integração com cônsules de diversos países.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)