Sessão Solene

Presidente da Lebes recebe a Comenda Porto do Sol

O empresário Otelmo Albino Drebes foi homenageado pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira

Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol a Otelmo Albino Drebes, presidente das Lojas Lebes.
O vereador Moisés Barboza entregou a distinção a Otelmo Drebes (no meio, à direita) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre outorgou a Comenda Porto do Sol, na noite desta terça-feira (3/7), ao empresário Otelmo Albino Drebes, presidente da rede de lojas Lebes. Na abertura da sessão, o presidente da Casa, Valter Nagelstein (MDB), saudou a presença do prefeito municipal, Nelson Marchezan Júnior e agradeceu o comparecimento de familiares de Drebes. Também participaram da sessão os vereadores João Carlos Nedel e Ricardo Gomes, ambos do PP, Reginaldo Pujol (DEM) e Mauro Pinheiro (REDE). 

O vereador proponente da homenagem, Moisés Barboza (PSDB), destacou a "iniciativa visionária" de Drebes de revitalizar o prédio da antiga loja Guaspari, no Centro Histórico de Porto Alegre. A reforma do Edifício Guaspari, segundo Moisés, alterou o visual e o relacionamento dos moradores e trabalhadores que circulam diariamente pela região central da cidade. Lembrou que a rede Lebes foi criada por iniciativa dos pais de Otelmo, Otélio e Delia Drebes. São 160 unidades espalhadas pelo Estado, tem mais de 3 mil funcionários, um milhão de clientes ativos e R$ 1 bilhão de faturamento anual. “Eu não poderia deixar de homenagear essa família. A Lebes tem uma história muito bonita”, definiu. 

Ocupando a tribuna da Casa, Marchezan elogiou a proposta de Moisés por ter homenageado a empresa que promoveu a revitalização de um dos prédios mais tradicionais do Centro Histórico. Para o prefeito, o homenageado é um empresário preocupado não somente com o seu negócio, pois, no seu modo de ver, ao investir na cidade, a Lebes promove efeitos positivos na sociedade. 

Agradecimento

Otelmo Drebes agradeceu pela Comenda Porto do Sol. Contou que a empresa foi fundada há 60 anos em São Jerônimo (RS), voltada a produzir resultados, mas sempre preocupada em gerar emprego e renda nas comunidades em que foi implantada. Explicou que dentre as mais de 160 lojas, localizadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, dez ficam em Porto Alegre, porém não havia um ponto no centro da cidade. Com a transformação do Guaspari em Lebes Store, foi possível concretizar o objetivo. 

De acordo com a exposição de motivos do projeto que originou a homenagem, listados no Patrimônio Histórico Cultural desde 2008, os sete andares do antigo edifício Guaspari estavam desativados. Com o empreendimento, o espaço não está restrito à maior loja da rede Lebes. Conta também com uma farmácia, um restaurante e um café com uma bela vista. A forte iluminação do prédio traz mais segurança para a região.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)