Presidência

Presidente participa da abertura da colheita da uva e da ameixa na Zona Sul

Mauro Pinheiro pediu que se garantam bons pontos de venda aos produtores Foto: Cristiane Moreira
Mauro Pinheiro pediu que se garantam bons pontos de venda aos produtores Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
Teve início, na tarde desta quarta-feira (7/1), a temporada de colheita na 24ª Festa da Uva e da Ameixa na Capital. A atividade, realizada na propriedade da família Bertacco, contou com a participação de produtores e autoridades, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT).

O vereador lembrou que, neste ano, será apreciado no Legislativo o projeto de lei de recriação da Zona Rural. “A produção frutífera chega a quase 4 mil toneladas em nossa cidade. Isso demonstra a importância da área rural, que deve ser preservada”, destacou. O presidente também pediu ao prefeito José Fortunati (PDT) que garanta bons pontos de venda na região central para os produtores.

O anfitrião Luciano Bertacco ressaltou que 2014 foi um ano bastante complicado para a produção primária, em razão do granizo e de um inverno pouco frio. Mesmo assim, a previsão para esta safra é colher até 300 toneladas de uva e outras 500 de ameixa em toda a cidade. “O resultado agrada porque não tivemos perdas a lamentar”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira. Segundo ele, a parceria com a prefeitura vem ajudando os produtores. “Sem a venda no Centro não existiria a produção na Zona Sul.”

O prefeito lembrou que Porto Alegre é a 2ª capital do País em extensão de área rural e a 1ª em produção. Também confirmou que os produtores seguirão com os mesmos pontos de venda. Fortunati pediu agilidade na tramitação da proposta que recria a Zona Rural. “Sabemos que existe uma forte mobilização da especulação imobiliária para que o projeto não ande na Câmara, mas não vamos abrir mão. A questão ambiental e a proteção da área rural são muito importantes para a nossa cidade”, afirmou.

Estiveram presentes, ainda, o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Humberto Goulart, e o vereador Alceu Brasinha (PTB).

Festa - No sábado (10/1), às 18 horas, será realizada a abertura oficial da 24ª Festa da Uva e Ameixa junto à Praça Nossa Senhora de Belém Velho, próximo à Capela Nossa Senhora de Belém e às figueiras centenárias. A festa estará aberta aos visitantes em dois fins de semanas, nos dias 10, 11, 17 e 18 de janeiro, das 9 às 20 horas.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)