INSTITUCIONAL

Presidente participa da abertura do primeiro Seminário de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre

Presidente Idenir Cecchim participa da Abertura do Primeiro Seminário POA 2030 de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre.
Presidente Idenir Cecchim participa da Abertura do Primeiro Seminário POA 2030 de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchim (MDB) participou na manhã desta sexta-feira, 11, da abertura do primeiro seminário POA 2030 do Plano Diretor. O evento que ocorre no Teatro Unisinos reúne urbanistas, arquitetos e engenheiros para traçar um panorama desde a elaboração do plano de 1979, passando pelo atual de 1999, até o futuro do urbanismo e as ações previstas para o novo plano diretor da Capital em 2022 e 2023.

Em sua fala, o vereador destacou a importância da discussão em torno do Plano Diretor. "Essa é uma das funções mais importantes da Câmara de Vereadores, e que conversa com tudo o que o legislativo tem como missão: pensar formas de melhorar a vida dos porto-alegrenses. Junto do executivo e da população estaremos atentos para fazer do Plano Diretor um instrumento da modernização, de melhorias em infraestrutura e do desenvolvimento da nossa Capital", afirmou. A solenidade de abertura, contou ainda com as falas do prefeito Sebastião Melo e do secretário-adjunto de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Maurício Loss.

O seminário será dividido em dois momentos. Pela manhã, três arquitetas que vivenciaram os planos de 1979 e 1999 irão contar suas experiências no painel De onde viemos: A cidade planejada. São elas: Célia Ferraz de Souza, professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e autora de diversos livros; Maria Tereza Fortini Albano, ex-servidora da prefeitura, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS, pós-graduada em Formação Ambiental pelo Foro Latino Americano de Ciências Ambientais (ARG) e Marilu Maraschin: ex-servidora da prefeitura, pós-graduada em Formação Ambiental pelo Foro Latino Americano de Ciências Ambientais (ARG), consultora em planejamento urbano, urbanismo e arquitetura.

À tarde, as discussões serão sobre o desenvolvimento urbano e ambiental de Porto Alegre para os próximos anos. Com o tema Para onde vamos: O Futuro da Cidade, subirão ao palco a gerente de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Thaís Pires. Ela falará sobre como o acordo de cooperação entre a entidade e prefeitura beneficia os estudos para o novo plano diretor. Na sequência, representantes da consultoria Ernst & Young, Diogo Mac Cord e Gabriela Perez, vão falar sobre como a empresa vai subsidiar as ações coordenadas pela equipe da Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.

 

Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)