Presidência

Professor Garcia acompanha viagem inaugural do catamarã da Zona Sul

Garcia defende extensão da linha do catamarã até o Guarujá Foto: Ederson Nunes
Garcia defende extensão da linha do catamarã até o Guarujá Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

No inicio da tarde dessa sexta-feira (12/12) a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) realizou a viagem inaugural do catamarã da Zona Sul, passando pelo Centro, pelo píer do Barra Shopping Sul e seguindo para Guaíba. O presidente da Câmara Municipal de Poro Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), acompanhou a vigem, que deve passar a operar oficialmente a partir do dia 19 de dezembro.

Professor Garcia saudou a iniciativa e disse que esse é um momento simbólico, tendo em vista que no dia 18 de dezembro, às 19 horas, a Câmara fará reunião pública no Clube do Professor Gaúcho, para debater a extensão do trajeto do catamarã até o Guarujá. “Porto Alegre esta voltando seus olhos para o Guaíba, o que temos aqui é um transporte seguro, limpo, rápido e menos poluente”, afirmou Garcia, quando a embarcação já estava atracada no píer localizado em frente ao Barra Shopping Sul.

O vereador Pedro Ruas (PSOL), autor de lei de 1989 que possibilita o transporte hidroviário coletivo de passageiros em Porto Alegre em toda extensão do Guaíba, participou da cerimônia. Conforme a lei, o transporte hidroviário deve ser realizado por embarcações de propriedade do município ou, sob caráter de permissão, pela iniciativa privada.


Projetos

O píer da Zona Sul mede 30 metros de extensão e está pronto desde abril do ano passado, mas somente em novembro deste ano o projeto de balizamento da sinalização náutica do Guaíba foi aprovado pela Marinha. Em 2015 a linha pode passar a contar com uma parada intermediária na Zona Sul, em frente ao estádio Beira Rio. Além disso, também fazem parte do Plano Hidroviário Metropolitano novas estações para o catamarã em Eldorado do Sul e São Jerônimo, na Região Carbonífera.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)