Plenário

Professor Paulo Brack recebe a Comenda Porto do Sol

Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao senhor Paulo Brack, proposta pelo vereador Pedro Ruas.
Brack e Ruas na entrega da Comenda (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

O professor, biólogo e ativista ambiental Paulo Brack recebeu hoje (22/3) a Comenda Porto do Sol, concedida pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem foi proposta pelo vereador Pedro Ruas. A Comenda é a mais alta honraria oferecida pela Câmara e se destina a homenagear pessoas que se destacaram por suas ações em prol da sociedade.

Ao destacar o trabalho do professor, Ruas observou que Brack é um dos mais brilhantes ambientalistas de sua geração, pois dedicou sua vida a defender o meio ambiente. "Temos orgulho de ter Brack aqui, nos ensinando como se trabalha a proteção do meio ambiente." Ruas acrescentou que, mais que um teórico da área, o professor é um ativista, um militante da causa ambiental. Segundo ele, com sua "simplicidade e coragem, Brack levou inúmeras pessoas a aderir à causa da preservação da natureza".

Brack agradeceu aos colegas da universidade, aos representantes das entidades de proteção ambiental e aos ativistas que, junto com ele, cerram fileiras em defesa da natureza. Lamentou o desmonte dos órgãos ambientais de Porto Alegre, dentre eles a Secretaria do Meio Ambiente, e criticou o governo municipal por apoiar a especulação imobiliária em detrimento da preservação ambiental. Apesar das dificuldades crescentes, Brack garantiu que continuará lutando em favor da natureza. "E nossa mais nova luta agora é para preservar a área do Anfiteatro Por do Sol como um espaço verde e de convivência popular."   

História

Paulo Brack é biólogo e mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor titular, tendo ingressado nessa universidade em 1994. Trabalha em projetos de pesquisa e extensão sobre conservação, uso sustentável da flora do RS e políticas públicas em biodiversidade e meio ambiente, destacando o papel estratégico destes temas para a autonomia, a emancipação das comunidades e para o desenvolvimento local e verdadeiro do País. Participa ou participou em Conselhos de Meio Ambiente (COMAM, CONSEMA e CONAMA), representando voluntariamente o InGá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais nestes espaços de representação da sociedade. No momento, em conjunto com diversas entidades ambientalistas e a população, Paulo Brack está em campanha para a manutenção do Anfiteatro Por-do-Sol, espaço que a Prefeitura de Porto Alegre deseja ceder à iniciativa privada. 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)