Plenário

Projeto concede Comenda Porto do Sol à ACM

Período de Comunicações em homenagem à Associação Cristã de Moços – ACM, em comemoração aos vinte anos da data destinada ao Dia do Acemista.
Vereador Dr. Thiago Duarta (DEM) é o proponente (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução, de autoria do vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), que concede a Comenda Porto do Sol à Associação Cristã de Moços (ACM). A Associação Cristã de Moços é uma instituição educacional, assistencial e filantrópica, sem fins lucrativos. É ecumênica e as suas práticas seguem orientação cristã.

Atualmente a ACM está presente em 125 países. Foi fundada em 1844, na Inglaterra, por George Williams, que, preocupado com o bem-estar e o futuro de sua geração, instituiu como objetivos primordiais da instituição a busca pela cooperação dos jovens cristãos e a promoção de reuniões espirituais entre os demais estabelecimentos de Londres. Com esse propósito, o fundador almejava a melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois, à época, quando eclodia a revolução industrial, as jornadas de trabalho eram extensas e as opções de lazer praticamente inexistentes.

Iniciou as suas atividades na América Latina em 1893, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro, sendo que, em 1901, instalou-se no Estado do Rio Grande do Sul, mantendo-se sempre estreitamente ligada ao esporte, sendo responsável pela criação de diversas modalidades esportivas, algumas incluídas no rol dos Jogos Olímpicos modernos. Entre as modalidades esportivas criadas nas unidades acemistas, se destacam: a natação (1885), o basquete (1891), o pentatlo atlético moderno (1892) e o vôlei (1895) – todas nos Estados Unidos da América. Além desses, o futebol de salão, criado na capital do Uruguai, no ano de 1930, que se tornou um dos principais esportes praticados no Brasil.

As ações sociais na ACM Rio Grande do Sul estão alicerçadas na formação de cidadãos por meio de uma atuação global que envolve, na totalidade de seus projetos, os valores de educação, lazer, atividades físicas, alimentação, segurança e desenvolvimento da família e da comunidade, além de preconizar valores de voluntariado e liderança. Em Porto Alegre, especificamente, a ACM mantém as unidades Morro Santana, Fundação Cazemiro Bruno Kurtz, Vila Restinga Olímpica, Centro Social João XXIII e, na Região Metropolitana, Centro Refap Cidadão e Projeto Borboleta. Por outro lado, além de escolas de alto padrão de ensino, a ACM mantém dois cemitérios: o Ecumênico João XXIII, em nossa Capital, e o Ecumênico Parque das Araucárias, na cidade de Canela. A receita excedente obtida com esses serviços é direcionada a obras assistenciais, como por exemplo a concessão de bolsas de estudo e auxílio a diversas entidades, entre as quais a Sociedade União Pelotense, mais conhecida como “enterro do pobre”, que doa parte das urnas funerárias aos munícipes carentes de nossa Capital.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:Comenda Porto do SolAssociação Cristã de MoçosACM