Plenário

Projeto concede o Diploma Honra ao Mérito ao GOE da Polícia Civil

Defesa dos povos tradicionais de Matriz Africana. Na foto: Vereador Delegado Cleiton
Delegado Cleiton apresentou proposta quando foi vereador pelo PDT (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Está em fase de tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que concede o Diploma Honra ao Mérito ao Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O projeto é de autoria do ex-vereador Delegado Cleiton (PDT).  

Para homenagear a passagem dos 50 anos do GOE, o projeto busca reconhecimento do trabalho contínuo, árduo, sólido e respeitado que tem sido exercido ao longo desses anos, de acordo com a justifica do texto, que também destaca a inteligência, a força física e agilidade operacional da unidade policial. Conforme a proposta, o GOE da Polícia Civil foi o primeiro grupo tático do país e, também, um dos primeiros do mundo para realização de atividades não convencionais dentro do âmbito policial.

O grupo, criado em 22 de maio de 1967, se consolidou como órgão de apoio operacional da Polícia Civil, na qual começou a fazer parte desde 14 de julho de 2005, do Departamento de Polícia Metropolitana. O comissário de Polícia Valderino Francisco da Silva, primeiro chefe da unidade e visionário naquela época, procurava por um grupo estruturado que tivesse representação de galhardia, força e desenvolvimento intelectual na Polícia Civil gaúcha, com o objetivo de preencher o espaço deixado pela Guarda Civil na época, devido sua extinção.

Ainda conforme a justificativa do projeto, no decorrer desses 50 anos o GOE construiu um histórico de trabalho, dedicação e profissionalismo com as questões de segurança pública. Segundo o proponente, a aprovação do projeto homenageará a história do GOE e de seus guerreiros integrantes. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)