Plenário

Projeto concede título de Cidadão ao fundador do Unificado

Vereador Marcio Bins Ely  Foto: Guilherme Almeida
Vereador Marcio Bins Ely Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre ... projeto de lei que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Carlos Alberto Pacheco Fontoura. O homenageado é fundador e atual diretor do Grupo Educacional Unificado. A proposta tem a autoria do vereador Marcio Bins Ely (PDT).

Segundo o projeto, Carlos Alberto Pacheco Fontoura nasceu em Porto Alegre, no dia 8 de setembro de 1946. Cursou o primário no Colégio Estadual Otávio Rocha, o curso ginasial no Colégio Estadual Inácio Montanha e o curso científico no Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Foi licenciado em química, bacharel em química e pós-graduado em metodologia e técnicas de ensino, todos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs).

Foi pós-graduado em finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cursou master of business administration em marketing de serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Lecionou química no Colégio Estadual XV de Novembro, em São Gabriel, e no Colégio Estadual Dr. Carlos Chagas, em Canoas. Em Porto alegre, atuou como professor na Escola Técnica Parobé, no Colégio Estadual Dom João Becker, na Academia de Polícia Militar, no Colégio Tiradentes, no Colégio Nossa Senhora das Dores, no Colégio Rosário, no Colégio Anchieta, no Colégio Concórdia, na Escola Municipal Emílio Meyer, na PUCRS, no curso pré-vestibular Mauá, no curso pré-vestibular Unificado, no Colégio Leonardo da Vinci e no Colégio Unificado.

Carlos foi um dos fundadores do Grupo Educacional Unificado, no qual, atualmente, exerce a função de Professor de Química e de diretor-presidente. O Grupo Educacional Unificado iniciou suas atividades no ano de 1978, em Porto Alegre, com o curso pré-vestibular, que reunia 20 alunos na Avenida Alberto Bins. Atualmente, a entidade conta com 20 unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul, quatro unidades do Colégio de Ensino Médio Unificado e duas unidades do Colégio de Ensino Fundamental e Médio Leonardo da Vinci, sendo que a unidade da Zona Sul conta com turno integral. 

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)