Plenário

Projeto dá nome de Mendes Ribeiro Filho a passagem de nível

O Plenário Otávio Rocha em sessão Foto: Guilherme Almeida/CMPA
O Plenário Otávio Rocha em sessão Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
O projeto de lei que denomina Mendes Ribeiro Filho a passagem de nível localizada no cruzamento da Avenida Cristóvão Colombo com a Avenida Dom Pedro II, no Bairro Auxiliadora, está em tramitação no Legislativo Municipal. A proposição, de autoria dos vereadores Idenir Cecchim (PMDB), Lourdes Sprenger (PMDB) e João Carlos Nedel (PP) e do suplente de vereador Dr. Raul Fraga (PMDB), homenageia Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho, ex-vereador da Capital, ex-deputado federal e ex-ministro da Agricultura, que faleceu no ano passado.

Conforme o projeto, Mendes Ribeiro “deixou um legado exemplar, de um cidadão que sempre procurou estender a mão ao próximo”. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, começou na política em 1982, sendo eleito vereador de Porto Alegre. Em seguida foi nomeado secretário de Justiça e Segurança e, em 1986, eleito deputado estadual. No pleito de 1989, elegeu-se deputado constituinte, tendo trabalhado como relator da Constituição Estadual.

Em 1994, foi eleito deputado federal, mas, a pedido do PMDB e do então governador Antônio Britto, assumiu a Secretaria de Obras Públicas, Saneamento e Habitação e, logo após, tornou-se Chefe da Casa Civil. Em 1998, foi reeleito deputado federal e ocupou a vice-liderança da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. Mendes foi reeleito novamente nos pleitos de 2002 e de 2006. Em 2010, no o quinto mandato federal, assumiu o ministério da Agricultura.

Durante sua trajetória política, o homenageado recebeu diversas honrarias. Entre elas destaca-se o Troféu Guri, em 2012. Ele também foi agraciado por dez municípios do Estado com o título de Cidadão Honorário. Mendes Ribeiro Filho faleceu no dia 9 de maio de 2015, aos 60 anos de idade, vítima de um tumor no cérebro. Atualmente, seu filho Pablo Mendes Ribeiro é vereador de Porto Alegre pelo PMDB.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)