PLENÁRIO

Projeto estabelece distribuição de protetor solar em unidades de saúde

  • Filtro solar. Protetor solar.
    Proposta prevê que o protetor a ser distribuído deverá conter, no mínimo, Fator de Proteção Solar (FPS) 30 (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadora Biga Pereira
    Vereadora Biga Pereira (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre está discutindo projeto de lei que estabelece a distribuição gratuita de protetor solar nas unidades de saúde do município. A proposta é de autoria de vereadora Biga Pereira (PCdoB) e prevê que o protetor a ser distribuído deverá conter, no mínimo, Fator de Proteção Solar (FPS) 30.

Conforme a exposição de motivos, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o Rio Grande do Sul se encontra acima da média nacional no número de cânceres malignos de pele e, na maioria das vezes, decorrente do excesso de exposição aos raios solares, sendo as regiões sul e sudeste os territórios que concentram 70% da incidência de casos de câncer de pele no Brasil.

“Assim, a proposição visa à disponibilização, nos postos de saúde, de protetores solares, para que toda a população tenha acesso à proteção contra os raios solares, universalizando a proteção no contexto global de crise climática que estamos vivenciando”, aponta a autora do projeto.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)